TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

12 vantagens da Transformação Digital para sua empresa

Postado em: 13/09/2018, às 19:55 por Tiago Magnus

No mundo dos negócios, a evolução é e deve ser constante. É preciso estar atento às tendências de mercado, à receptividade dos consumidores e à imagem transmitida pela organização, entre muitos outros aspectos. Quando o assunto é a inovação, logo pensamos em todas as vantagens da transformação digital.

As vantagens da transformação digital na produtividade

A otimização das atividades praticadas pelos profissionais no dia a dia da empresa é um dos pontos mais fortes da transformação digital. Tarefas são feitas mais rapidamente, o resultado do trabalho tem mais qualidade, o engajamento da equipe é fortalecido e o acesso à informação é facilitado. Em resumo, a produtividade de toda a equipe aumenta significativamente.

  1. Organização

Tendo a produtividade como prioridade, plataformas digitais deixam a rotina de trabalho mais eficiente e organizada. Soluções que funcionam em cloud computing centralizam conteúdos, trabalham com versões únicas e permitem acesso remoto, sem impedimentos físicos ou estruturais.

  1. Integração

A integração de plugins e programas cria uma rede de comunicação mais eficaz, que envolve toda a equipe e evita falhas, retrabalho e desentendimentos. Pense, por exemplo, na Agenda do Google, que puxa automaticamente do Gmail confirmações de voos, reservas em hotéis, feriados e outras datas comemorativas.

  1. Conhecimento

Tudo está na internet, inclusive a possibilidade de sempre aprender sobre novos assuntos e aprimorar conhecimentos já existentes. Há uma infinidade de cursos, podcasts, treinamentos, workshops, capacitações e aulas online, gratuitas e pagas, para todos os gostos, experiências e segmentos.

  1. Agilidade

A tecnologia deixa processos mais rápidos e intuitivos. Ferramentas são escaláveis, adaptando-se às necessidades de cada situação apresentada. Atualizações de softwares e versões são automáticas. Tarefas repetitivas são feitas pela máquina, deixando o colaborador com mais tempo para dedicar à qualidade da entrega em si.

  1. Colaboração

As equipes passam a adotar um verdadeiro esquema de colaboração e, com isso, o trabalho ganha em termos de força e dimensão. Com arquivos facilmente acessíveis a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e de qualquer lugar do mundo, profissionais interagem de forma mais dinâmica, produzindo materiais de maneira unificada e possibilitando maior troca de experiências e colaboração.

As vantagens da transformação digital na gestão de negócios

Quando consideramos o gerenciamento dos negócios em termos gerais, as soluções oriundas da transformação digital também desempenham papel importante. Já vimos que a tecnologia consegue melhorar a produção de várias maneiras. Varemos agora como a inovação influencia o trabalho de gestores, coordenadores e diretores de organizações.

  1. Insights

A digitalização de processos altera as condutas de qualquer organização, modificando até mesmo a cultura empresarial. A implementação de plataformas digitais permite uma extensa e detalhada coleta de dados que, quando analisados por profissionais capacitados, podem gerar insights realmente transformadores. O chamado analytics aprimora iniciativas, estreita o relacionamento com clientes e oferece produtos e serviços mais personalizados, moldando-se melhor a demandas específicas.

  1. Segurança

Todos os dados e informações que compõem os ativos digitais da empresa são minuciosamente controlados e dificilmente se perdem, especialmente se o armazenamento desses conteúdos estiver na nuvem. Todo o acesso de colaboradores é realizado através de login e senha pessoais, com backups regulares e registros automáticos das alterações e ações.

  1. Simplicidade

Um dos maiores benefícios da transformação digital é a simplificação dos processos empresariais. Plataformas são intuitivas, o ambiente virtual é claro e preciso, as possibilidades são mais amplas e eficientes. É claro que, para que a simplicidade seja realmente aproveitada por todos os membros da equipe, é preciso que os profissionais passem por estágios de adaptação e treinamentos periódicos, que envolvam a compreensão e a usabilidade das tecnologias adotadas por toda a equipe.

  1. Reinvenção

Seguir as tendências do mercado, ainda mais quando tratamos da presença online, é essencial para todas as empresas que desejam ser competitivas. A transformação digital oferece, quase que diariamente, novas possibilidades e outras maneiras de fazer as mesmas coisas de um jeito diferente, mais moderno. Saber utilizar as mudanças a seu favor é sinônimo de reinvenção e reinvestimento.

  1. Economia

Chegamos a um ponto crucial para muitos empreendedores. Ainda que a transformação digital exija investimentos financeiros que possam parecer altos num primeiro momento, o custo-benefício é extremamente válido. Imagine, por exemplo, as despesas relacionadas a hardware, software e manutenção se cada empresa tivesse seu próprio servidor local. Isso sem contar a equipe de TI dedicada para manter tudo funcionando. Dessa maneira, a otimização das operações devido à tecnologia significa redução de custos em diversos setores, além de aumentar a produtividade da equipe e possibilitar a alocação de recursos em outras áreas estratégicas.

As vantagens da transformação digital no atendimento ao cliente

O mais interessante é que os pontos positivos da transformação digital não são sentidos somente por empresários e colaboradores. As vantagens chegam até o consumidor, que também se beneficia com melhores prestação de serviços e qualidade de produtos. Novas tecnologias carregam uma grande capacidade de conquistar, manter e auxiliar clientes, tanto no atendimento pessoal quanto na interação digital.

  1. Imersão

Com estratégias focadas no usuário e o uso das tecnologias, fica muito mais fácil enriquecer a experiência do usuário nos canais de atuação da empresa. Uma forte presença digital garante que o consumidor seja atendido com agilidade, em qualquer hora do dia. Um bom plano de ação na web garante que o cliente nunca se sinta desamparado ou decepcionado pela marca.

  1. Pessoalidade

A análise de dados revela informações mais profundas sobre o comportamento e as preferências do seu consumidor. Consequentemente, o melhor entendimento do público-alvo da sua empresa gera percepções que permitem atendimentos mais personalizados, incluindo promoções e ações específicas. Todo o processo de compra e interação se torna mais humanizado, mais pessoal. Cada cliente importa e é único. Portanto, deve ser tratado como tal.

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top