Venturus cria laboratório de inovação para protótipos de IoT

0

O Venturus – Inovação & Tecnologia inaugurou, nesta terça-feira, 11, seu Laboratório de Inovação, espaço dedicado aos colaboradores com o objetivo de fomentar e desenvolver novas ideias alinhadas às tendências do mercado de tecnologia. O espaço de 150m²  irá abrigar protótipos de Internet das Coisas, Machine Learning, Visão Computacional, Big Data, Cloud Computing e outras linhas de pesquisa voltadas a dispositivos conectados.

O espaço para desenvolvimento de ideias é aberto a participação dos colaboradores, que poderão sugerir e experimentar novas soluções em projetos inovadores. "Esse ambiente reforça nosso foco em inovação e na participação efetiva dos funcionários na estratégia da companhia", destaca Marcelo Abreu, gerente de Inovação e Novos Negócios do Venturus.

Até mesmo o nome do Laboratório, Hello World, foi escolhido em um concurso interno entre os funcionários, dos 40 nomes sugeridos, quatro foram selecionados e passaram por uma votação popular. O nome escolhido faz referência à área de desenvolvimento, que utiliza esta mensagem principalmente no início da aprendizagem de novas linguagens de programação.

A equipe responsável por desenvolver os protótipos irá criar APIs (Application Programming Interfaces) para controlar os equipamentos em uma casa e integra-los aos assistentes pessoais Google Assistant, Apple Siri e a Amazon Alexa. "A proposta do Hello World é usar os dados obtidos via APIs e aplicar os conceitos de inteligência artificial para que os dispositivos conectados se antecipem aos comandos do usuário sugerindo ações ou tomando decisões por si só", afirma Abreu.

No futuro, um ambiente conectado como esse também "aprenderá" com as ações dos usuários para facilitar sua vida. Tarefas como ligar e desligar o ar-condicionado, a televisão e outros equipamentos serão realizadas automaticamente, tomando como base o padrão de comportamento, as condições de temperatura e a localização do usuário dentro do ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.