Superintendente do Hospital Sírio Libanês destaca a importância das ferramentas de gestão de assistência à saúde

0

Em sua palestra durante o 1º Fórum Internacional AITE, em Santiago, Chile, Gonzalo Vecina, superintendente do Hospital Sírio Libanês, ressaltou a importância das ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar na retenção e atração de talentos. Destacou que o custo mais importante da saúde hoje é com os profissionais "para que o hospital conquiste o médico como um parceiro". É preciso também desenvolver competências gerenciais; compliance na questão farmacêutica; gerenciamento de risco; sistemas de auditoria (internos e externos), já que a acreditação é de vital valor para os hospitais.

O palestrante enfatizou a importância das ferramentas que favoreçam o uso da informação e transparência, com a criação de sistemas indicadores de erros disponíveis na internet. "Temos que começar a criar esta cultura", afirmou.

"A tecnologia vai seguir sua sina: tornar as coisas melhores e aumentar a eficiência de alguns processos, porém, em algum lado, os custos vão sempre aumentar porque a tecnologia para tratar não vai ser a de baixo custo. Tecnologia será sempre parte da solução e do problema", afirmou.

De acordo com Vecina, hoje o modelo de cuidados em saúde está muito fragmentado, calcado em um processo de medicalização que leva as pessoas a desejarem fazer exames para saber se estão com alguma enfermidade. Ele destacou a importância do uso de instrumentos que promovam a gestão clínica e disse que elas vêm sendo utilizadas com sucesso no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Para construir a efetividade clínica, ou seja, aquilo que de fato impacta na saúde do paciente, é preciso vencer o desafio usando conhecimento e protocolos para gestão de doenças. É fundamental também, de acordo com o superintendente do Sírio Libanês, manter o paciente no centro do atendimento, criando times de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, com algum grau de generalistas neste grupo, para entender e atender as necessidades dos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.