Aplicativos off-line podem ser uma ajuda extra na comunicação

0

Dentro do mundo digital são inúmeras as atrações: sites, redes sociais, vídeos, músicas, aplicativos, entre outros. Recursos que fazem os usuários passarem grande parte do dia conectado, sem enjoar de "internautar". O mundo virtual está presente no nosso cotidiano, postamos mensagens, compartilhamos fotos, pagamos contas, conferimos o extrato bancário, tudo por meio do canal on-line, seja pelo computador, smartphone ou tablet.

Com o passar do tempo, os carros evoluíram, a tecnologia avançou e a comunicação, por sua vez, seguiu todo este contexto. Tem sido assim ao longo dos anos e essa continua sendo a tendência para os próximos. Em um país em que mais da metade da população vive conectada e a internet nem sempre suporta toda essa demanda, aplicativos que também funcionam off-line são as grandes apostas do mercado de desenvolvimento.

Por exemplo, se um consumidor está realizando um atendimento com um contact center via aplicativo e a conexão se encerra inesperadamente, todo o histórico da conversa precisa ser armazenado, mesmo aquelas informações que não foram enviadas e que vão chegar ao destinatário apenas quando a conexão for reestabelecida.

Esse é um dos desafios do setor, que visa oferecer avanços inimagináveis que melhorem o dia a dia e a comunicação dos usuários, mesmo sem estar on-line.
Outro nicho que já apostou no off-line é o de viagem. O usuário pode carregar o conteúdo e acessá-lo posteriormente sem precisar estar com o 3G ou Wi-Fi ativado. Os games também se enquadram nesta modalidade. Permitem que os interessados joguem mesmo sem conexão, ficando restritas apenas algumas funções que não prejudicam a funcionalidade do app.

Algumas empresas de distribuição oferecem esta comunicação off-line. Quando um fornecedor precisa enviar de seu aparelho móvel informações sobre a solicitação do consumidor para a central de pedidos, ele não fica mais dependente do funcionamento da internet. Se ela for interrompida, nada se perde. E assim que voltar a conexão, o atendente irá receber todos os dados cadastrados automaticamente. Isso otimiza os processos e dá mais segurança no trabalho, pois, atualmente, a maioria das empresas atuam com os gagdets. E isso só tende a crescer. O Gartner já prevê que mais de 50% dos usuários usarão tablets ou smartphones para todas as atividades até 2018. Essa é a tendência.

O Instituto de pesquisa britânico Loudhouse divulgou um estudo que aponta que 80% dos consumidores querem uma resposta em até 12 horas após solicitarem informação por e-mail e 79% tem expectativa de serem atendidos em até duas horas após se comunicarem pelas redes sociais. Exigências que fazem os desenvolvedores correrem atrás e buscarem alternativas para suprir a necessidade do público. Se os sistemas funcionam off-line fica muito mais fácil e rápido interagir com os consumidores. Por isso, o setor de tecnologia tem se empenhado cada vez mais em desenvolver apps que funcionem mesmo quando a internet não está acessível. Essa é aposta para os próximos anos. Vamos acompanhar!

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.