Senai Cetiqt inaugura centro de estudos de moda 4.0 no Rio de Janeiro

1

O SENAI CETIQT inaugurou na sua Unidade Riachuelo, no Rio de Janeiro, o Fashion Lab, um centro aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizam tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda, e a Fábrica Modelo, uma planta lean de confecção que serve como testbed para empresas e representa uma rampa rumo à Indústria 4.0. Ele rá receber a impressora 3D da Stratasys J750, modelo full color multimateriais de tecnologia PolyJet. "

A decisão de adquirir a impressora 3D Stratasys J750 parte da necessidade de introduzir e disseminar tecnologias disruptivas de maneira acessível e incremental aos processos de criação e desenvolvimento do setor em que atuamos", afirma Fabian Diniz, gerente do Instituto Senai de Tecnologia.

Além da impressora 3D, o Fashion Lab conta com equipamentos como cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom e impressora plotter, destinada à produção de desenhos em grandes proporções.

Diniz explica que o objetivo da concepção do Fashion Lab foi criar um espaço de experimentação, aprendizado e inclusão de soluções tecnológicas de maneira colaborativa que pudesse ser usado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. "Também pensamos em nortear a difusão e sistematização dos princípios e decisões estratégicas baseados nos conceitos da Indústria 4.0", afirma Diniz.

De acordo com Diniz, a impressora 3D Stratasys J750 será a protagonista do espaço de prototipagem do Fashion Lab, sendo fundamental para a aceleração de processos de criação de produtos que hoje levam semanas ou até meses. "Com o equipamento, esperamos oferecer para a indústria soluções diferenciadas de tecnologia. Ele também tem aplicação como instrumento para pesquisa e desenvolvimento de soluções em programações de materiais. Além disso, irá apoiar o desenvolvimento de projetos, editais e soluções para atendimentos das empresas âncora do laboratório", diz.

O interesse do SENAI CETIQT no modelo J750 surgiu por meio de conversas realizadas com diversos representantes de grandes empresas do País. "Tivemos um feedback bem encorajador a respeito deste modelo. Já temos esboços de trabalhos que devem ser desenvolvidos exclusivamente nela", conclui Diniz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.