CPFL reforça infraestrutura TI buscando agilidade em processos de negócios

0

 A CPFL Energia adquiriu dois equipamentos Oracle Exadata Database Machine utilizando ½ rack para seu datacenter principal e outro com ¼ de rack para seu site de contingência, com o objetivo de armazenar e processar seus dados financeiros e fiscais do sistema Mastersaf.

A operadora de energia, que atua nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul na geração, distribuição, comercialização e fornecimento de energia, adquiriu também recentemente novas licenças do Oracle Database e já utiliza há 5 anos o Oracle Enterprise Performance Management integrado ao sistema de gestão empresarial da SAP para fazer seu planejamento plurianual.

Sua infraestrutura é baseada em quatro grandes pilares:  Billing (cobrança, recebimento, arrecadação, faturamento, etc) com mais de sete milhões de faturas por mês; Sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês), que administra todo o backoffice da operação (projetos, finanças, suprimentos, logística, contabilidade fiscal, etc); Softwares técnicos para cadastro e redes de distribuição, geomonitoramento, gestão de equipes, etc; Fiscal com Mastersaf, devido ao fato da empresa ser uma grande arrecadadora de ICMS para o Governo, com obrigações fiscais e legais, que têm de ser controladas e enviadas mensalmente para a Secretária da Fazenda (SEFAZ) para comprovar o que tem de pagar e o que já foi arrecadado/pago.

Em 2012, ela decidiu fazer uma prova de conceito com o Oracle Exadata Database Machine, pois seu ambiente de TI é 100% baseado em banco de dados da Oracle, já considerando a integração com o sistema de gestão empresarial da SAP. Os resultados do teste mostraram desempenho de cinco a seis vezes superior no processamento de todas as áreas técnicas e comerciais em relação à plataforma anterior, com grande capacidade de compactação dos dados, ocupando menos storage.

"Como todos os sistemas rodam o banco de dados da Oracle, o Exadata era a solução que mais se adaptava ao ambiente, oferecendo migração e integração rápidas, assim como grande melhora de performance. A Secretaria da Fazenda reduziu o prazo de entrega dos dados da Mastersaf de 30 para 15 dias, por exemplo, e implementar o Oracle Exadata foi fundamental para apoiar o crescimento dos dados e atender aos prazos curtos'', acrescenta Marcelo Carreras, CIO da CPFL.

O projeto de implementação do Oracle Exadata Database Machine ocorreu em 2013 e contemplou a migração de alguns sistemas que estavam em plataforma RISC para o Engineered Systems da Oracle.

Com os Oracle Exadata Database Machines integrados ao ERP da SAP e ao sistema fiscal Mastersaf, mesmo com o crescimento constante do volume mensal de informações, nós atendemos os prazos legais de entrega de relatórios fiscais e conseguimos entregar relatórios analíticos mais sofisticados e rápidos para a área de negócios, contribuindo para melhorar a tomada de decisões", explica Carreras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.