HCor organiza estudo para aperfeiçoar atendimento a pacientes na UTI

0

em elaborar checklists, com indicação dos cuidados fundamentais aos pacientes graves. Haverá também um espaço no prontuário para registrar as metas de cuidado para o dia.

Em setembro terá início um estudo sobre mortalidade e complicações em unidades de terapia intensiva (UTI), denominado Checklist-ICU, que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento aos pacientes.

Trata-se de uma iniciativa do HCor, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), em parceria com o Hospital Samaritano e o Instituo D'Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

O estudo será desenvolvido em 152 UTIs brasileiras. A ideia consiste em elaborar checklists, com indicação dos cuidados fundamentais aos pacientes graves. Haverá também um espaço no prontuário para registrar as metas de cuidado para o dia.

O procedimento deve ser aplicado a todos os pacientes pelos profissionais que participam da visita multiprofissional, que pode envolver médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos.

O checklist deve ficar junto ao prontuário do paciente, indicando a necessidade dele para aquele dia ou momento. A expectativa é melhorar o atendimento e aumentar a segurança do paciente, afirma Alexandre Biasi Cavalcanti, coordenador de atividades de pesquisa do HCor e responsável pelo estudo.

"Estudos demonstram que apenas 5% da equipe conseguem compreender as metas de atendimento. Nosso objetivo com o checklist é elevar o índice para 95%", diz.

O estudo é composto por duas fases de seis meses cada. Na primeira, as 152 UTIs irão acompanhar 60 pacientes, admitidos consecutivamente, e informar os índices de mortalidade, de pneumonia por ventilação mecânica e de incidência de infecções da corrente sanguínea.

Já no segundo momento, as UTIs serão separadas em dois grupos, em processo randomizado. Um deles receberá treinamento e adotará o processo do checklist. As outras unidades formarão o grupo de controle.

"Em cada UTI, mais 60 pacientes admitidos consecutivamente serão avaliados. O importante nesse momento é que para cada paciente serão determinadas metas diárias de assistência", esclarece Biasi.     

O estudo é financiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) do SUS.

Além disso, recebe o apoio da Rede de Pesquisa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB-Net), Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICNet) e do Instituto Latino Americano para Estudo da Sepse (Ilas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.