Vicunha amplia rede para levar acesso de aplicações na Argentina

0

A Vicunha Têxtil, uma das maiores fabricantes do mundo de Denim (um tecido de algodão, que é a matéria-prima do Jeans) e responsável por 40% da produção de índigo do Brasil, investe constantemente em tecnologia de ponta em busca de aumento de vendas, produção com qualidade e redução de custos. Com essas demandas para ganhar ainda mais competitividade, recentemente a Vicunha anunciou que irá expandir sua plataforma de aceleração de rede da Riverbed Technology para a Argentina, pois hoje possui essa tecnologia no Brasil e Equador.

A Vicunha já utiliza a solução SteelHead da Riverbed em sete sites, sendo seis no Brasil e um no Equador e será ampliado para a unidade fabril na Argentina, ainda esse ano. Uma unidade do SteelHead está rodando no Rio Grande do Norte, três unidades no Ceará e duas em São Paulo.

O principal fator motivacional para aquisição da solução foi melhorar a experiência do usuário final no acesso às aplicações, principalmente aos ERPs da TOTVS e Operacional Têxtil. "A plataforma da Riverbed não só melhorou a experiência dos 1.800 usuários da rede no acesso às aplicações críticas, mas toda a experiência do negócio no suporte à comunicação do Grupo", aponta Jean Martins, coordenador de TI da Vicunha.

Necessidade

No final de 2010, a equipe de TI e infraestrutura da Vicunha decidiu implementar a plataforma Riverbed para obter maior agilidade no acesso às aplicações, em especial aos seus ERPs, em substituição a locação de links privados de comunicação entre fábricas e escritórios, nacional e internacionalmente. Os sites da Vicunha estão interligados por uma rede MPLS e links VPN.

Segundo Martins "com a nova plataforma, a Vicunha ganhou agilidade no acesso às informações, deixou de gastar com links privados e reduziu a dependência da empresa nas operadoras de telecomunicação", declara o executivo que ressalta: "o aumento de performance obtido não teria sido possível sem a Riverbed mesmo com um incremento sensível na largura de banda com aquisição de links privados. Isso porque a tecnologia da Riverbed agrega recursos de cashing, de eliminação da latência etc".

Expansão para a Argentina

Por conta da demanda crescente de colaboradores por tempo de resposta mais ágil e eficaz ao acesso às aplicações, a Vicunha expandirá sua infraestrutura com SteelHead para a fábrica Argentina. "Pretendemos melhorar a qualidade de experiência do usuário, com rapidez no acesso ao ERP e aplicações específicas do setor têxtil", complementa Martins. A Vicunha possui fábrica na Argentina e centro comercial e de distribuição na Suíça. Ao todo, a companhia tem oito mil funcionários.

A integradora Decatron foi a companhia responsável pela implementação do projeto na Vicunha. De acordo com Fábio Souza, gerente de Vendas da Decatron, o sucesso do projeto que começou lá atrás em 2010 resultou em expansão nesse ano. "Devido ao tempo de vida útil os SteelHead precisam ser renovados e a nova infraestrutura agrega recursos e funcionalidades que tornaram a plataforma ainda mais robusta e versátil (adequada a ambientes híbridos: SaaS, cloud etc), mantendo a garantia da alta disponibilidade e desempenho", explica Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.