Bots na lavoura!

0

Os algoritmos e a robótica estão mais presentes do que nunca. Inclusive na lavoura! Hoje já é possível implementar algoritmos de posicionamento com erros abaixo da casa dos milímetros com servomotores de baixo custo para compor estruturas robóticas que atuem no campo. Além disso, a própria unidade de controle do robô pode ficar responsável por se comunicar com o gestor da lavoura, informando o andamento das atividades em tempo real.

Embora ainda existam desafios pontuais relacionados ao consumo e fonte de energia elétrica necessária para a alimentação destas unidades, pode-se esperar diversas oportunidades de negócios no mercado da robótica no campo, uma vez que os robôs trazem, de forma intrínseca, o impacto positivo nas métricas mais importantes para algumas atividades agrícolas. Quer saber quais são os robôs mais comumente utilizados na lavoura?

Os robôs cartesianos utilizam-se da visão computacional para classificar cada item do plantio, sem qualquer intervenção humana, e detectam variações já no início da cadeia produtiva. Muito semelhante a um robô industrial, no qual podem ser instalados diversos tipos de ferramentas (trocadas automaticamente de acordo com o script de trabalho diário). Em uma típica aplicação de agricultura de precisão, o robô pode, durante o dia, fazer uso de câmeras para obter imagens de cada item a ser futuramente colhido; classificar e adicionar as condições climáticas daquele momento, bem como enviar relatórios. Em outra aplicação, o mesmo robô pode analisar as condições de solo utilizando pontos equidistantes e sempre no mesmo horário.

Outro que tem "marcado presença" no campo, é o robô com 7 graus de liberdade (7DoF), excelente candidato para automatizar a colheita de frutos sensíveis como tomate ou pêssego. Ele tem a vantagem de ter mais liberdade de movimentos (quase uma réplica do movimento realizado pelo braço humano), o que é importante neste caso, já que os frutos não crescem em localidades regulares. Os robôs desse tipo ainda possuem a mesma característica de gripper dos cartesianos, sendo possível adicionar ferramentas para diferentes tipos de plantio, incluindo os com sensores de torque nas pontas.

Marcelo Abreu, head de Inovação e Felipe Neves é Arquiteto de Soluções, ambos do Venturus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.