Santa Casa da Bahia implementa nova infraestrutura de datacenter

0

Fundada juntamente com a cidade de Salvador, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia atua por meio de trabalhos em educação, saúde e assistência social. Por seu atendimento voltado à população mais carente, tanto na área da saúde quanto na educação, cultura e ação social, é reconhecida, ainda hoje, como uma das instituições de caridade mais importante da região.

Com o objetivo de ser um hospital digital, sempre aberto a fazer melhorias para servir bem à população, a Santa Casa decidiu que era o momento para atualizar o seu ERP e, desta forma, gerenciar com mais agilidade e precisão os dados dos pacientes e informações da instituição.

Além disso, a Santa Casa desejava subir ao nível máximo da escala de estágio da associação Health Information and Management Systems Society (HIMSS), que tem como objetivo principal o estímulo ao uso da TI pelo setor da Saúde, desde o prontuário eletrônico até tecnologias móveis, a digitalização de exames, até os sistemas de inteligência do hospital. A associação certifica os hospitais por níveis, que variam de acordo com a tecnologia utilizada no seu dia a dia, em uma escala de 0 a 7.

Porém, para alcançar todos esses objetivos, era preciso trocar toda a sua infraestrutura de datacenter para poder suportar o novo sistema de gestão. Para isto, a Santa Casa contou com o projeto idealizado pela Vortex TI, empresa especialista em datacenter, que superou os grandes players concorrentes do mercado.

"A instituição escolheu melhorar a conectividade e trocar os servidores pela plataforma Cisco UCS, por meio da Vortex TI, para suportar a nova versão do sistema de gestão ERP (enterprise resource planning), os bancos de dados e toda plataforma de business intelligence (BI). Com isso, ganhou confiança para antecipar o plano de digitalização", diz Carlos Nestor, CIO da Santa Casa.

"Além de oferecer a melhor e mais inovadora proposta para a nova infraestrutura de datacenter, a Vortex também auxiliou na busca por recursos financeiros que viabilizaram o projeto. Além disso, por tratar-se de instituição sem fins lucrativos, beneficia-se de algumas suspensões de impostos, permitindo investimentos melhores e maiores, utilizados na assistência à população", explica Alexandre Tagliari De Rosis, diretor Comercial da Vortex TI.

A equipe da Vortex foi responsável pela implementação, com duração de menos de uma semana, de um datacenter totalmente escalável, composto pelos equipamentos Cisco no ambiente computacional e de redes, e NetApp para armazenamento de dados e backup.

Após a atualização da infraestrutura de rede e instalação de novos servidores, o hospital de 468 anos, pôde instalar um novo sistema de gestão corporativa e desenvolver novos aplicativos que melhoram a relação médico-pacientes – com agendamentos de consultas e outros serviços.

A nova infraestrutura também possibilita implementar sistemas e aplicativos que não só otimizam a operação do hospital – por exemplo os sistemas de aprovação de uso de material cirúrgico e o de rastreamento de medicamentos (incluindo armazenamento e aplicação) – como aqueles que potencializam o engajamento na relação médico-paciente, caso dos apps de agendamento de consultas e exames.

Segundo Nestor, "ganhamos dos dois lados. No desempenho operacional, porque conseguimos reduzir os riscos, e também com a satisfação do paciente, que agora sabe quanto tempo demandará o primeiro atendimento". Como exemplo de aumento de produtividade, o executivo cita que o número de radiografias imagens radiológicas produzidas realizadas mensalmente saltou para 1,8 milhão, graças às novas tecnologias implantadas. "Os pacientes ficaram radiantes em ver como a tecnologia está sendo aplicada no atendimento ", diz o CIO. "Já o corpo médico abraçou a tecnologia e a mudança que a inclusão da inteligência trouxe ao processo", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.