Município de Barueri (SP) terá rede inteligente de energia elétrica

1

A cidade de Barueri, na região metropolitana de cidade, será a primeira no Brasil a receber a tecnologia de distribuição de redes inteligentes de energia elétrica (smart grid).

O projeto de smart grid, da AES Eletropaulo pretende beneficiar todos os moradores do município de Barueri até 2015. Trata-se de um novo modelo inovador de distribuição de energia, que integra automação com gerenciamento e operação remota da rede.

Como participa do Programa Cidades Sustentáveis, o município ganhou mais um ponto de coleta do "Recicle Mais, Pague Menos", projeto de sustentabilidade das distribuidoras de energia elétrica do grupo AES Brasil.

"Com o smart grid e, agora, com o 'Recicle Mais, Pague Menos', estamos contribuindo com o desenvolvimento social, ambiental e econômico de um dos municípios mais preocupados com a sustentabilidade urbana", diz Andrea Santoro Silveira, analista de sustentabilidade da AES Eletropaulo.

Inaugurado na quinta-feira, 15, pela AES Eletropaulo, o ponto de coleta permite às comunidade a possibilidade de trocar resíduos sólidos por desconto na conta de energia elétrica.

Para obter descontos na fatura de energia, os interessados devem se cadastrar em um dos pontos de coleta, onde receberão um cartão personalizado.

Ao levar os resíduos separados para o local, o material é pesado e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem. O valor vira desconto na conta de luz.

Os participantes recebem na hora um comprovante com a quantia que será abatida na próxima fatura de energia elétrica. Não há limite para o desconto – assim, se a pesagem dos resíduos superar o valor consumido, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na fatura seguinte.

Desde o lançamento do projeto, em março, o Recicle Mais, Pague Menos já arrecadou cerca de 50 toneladas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. No total, já são mais de 1.200 clientes cadastrados.

O Programa Cidades Sustentáveis reúne uma série de ferramentas para que governos e sociedade civil possam promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros, com base em conceitos, metas e diretrizes sustentáveis.

Alinhado aos conceitos do programa, o projeto "Recicle Mais, Pague Menos" contribui com a região, incentivando a coleta seletiva da população de Barueri, promovendo o descarte correto de resíduos sólidos.

Além disso, colabora com a economia local, por conta do impacto positivo no orçamento familiar de comunidades participantes. Nesse contexto, o projeto de smart grid também contribui com o desenvolvimento sustentável e consumo consciente e seguro de energia elétrica da população.

1 COMENTÁRIO

  1. Em Barueri SP, no bairro engenho novo, acaba sempre energia EletroPaulo aqui é péssima, uma vez reclamei que um eletrônico queimou, mandaram carta e disseram que não houve queda…. E sempre acaba e demora mais de 3 horas para voltar, mesmo sem chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.