IoT no transporte: como a tecnologia revoluciona a logística

0

A revolução digital está mudando negócios de todas as áreas e a logística não fica de fora. Entre as inovações, a popularização da Internet das Coisas (IoT) está transformando a maneira como as empresas gerenciam a logística. Os números comprovam: enquanto o Business Insider indica que até 2020 o gerenciamento de frotas conectadas atingirá 90% dos veículos comerciais na América do Norte, no Brasil o mercado de IoT movimentou R$ 4,3 milhões apenas em 2016.

Não podemos ignorar números tão relevantes. Por isso, separei algumas das principais melhorias trazidas pelo uso Internet das Coisas no transporte. Acompanhe!

Veículos autônomos

Essa talvez seja a tecnologia que mais impressiona. Apesar de não estar disponível em larga escala, já é possível andar em um automóvel Tesla autônomo, como pude ver na última vez que estive na Califórnia. Elon Musk, engenheiro e empresário responsável pela gigante Tesla, afirma que os carros autônomos testados reduziram a incidência de acidentes em 40%. Com melhorias, espera-se que esse percentual suba para 90%. Nos transporte de cargas, um caminhão autônomo realizou, pela primeira vez no mundo, uma entrega. Fruto de uma parceria entre a Uber e a startup Otto, o veículo rodou cerca de 200 km e entregou 45 mil latas de cerveja.

Acidentes como o ocorrido com veículo autônomo da Uber mostram que existem desafios a serem superados. Porém, quando penso nas possibilidades de acompanhamento em tempo real, atualizações de software feitas a distância e envio de informações sobre tráfego, sei que muitas novidades benéficas para o setor estão a caminho.

Otimização de rotas e custos

O monitoramento de veículos permite otimizar as rotas. Congestionamentos, atrasos ou problemas no trajeto e outros gargalos podem ser evitados, sem contar a agilidade no acesso e análise de dados dos automóveis, como consumo de combustível, velocidade, etc. Com a coleta de informações eficiente e o uso da internet, a empresa mantém um histórico sobre todos os carros e respectivos motoristas, viabilizando análises de desempenho, detecção de intercorrências e, consequentemente, redução de custos e melhoria da qualidade.

Aperfeiçoamento da manutenção

As manutenções preditivas e preventivas despontam com aplicações industriais e residenciais. Já podemos contar com sensores inteligentes e dados confiáveis vindos das máquinas, que avisam quando há a necessidade de uma intervenção, por exemplo. Com o auxílio de softwares inteligentes, os equipamentos podem emitir alertas quando atingirem o número de horas de trabalho de certo componente, sinalizando ao usuário a necessidade de troca, assim como situações anormais, como vibrações ou ruídos. A Internet das Coisas facilita a gestão da frota e tem potencial para diminuir os atrasos nas entregas causados por falhas nos veículos, além de dar mais confiabilidade e segurança aos condutores.

Monitoramento de cargas e ordens em tempo rea

Muitas transportadoras já conhecem os benefícios de monitorar as cargas em tempo real. Além de aumentar a credibilidade na empresa, uma vez que o cliente sabe exatamente onde seu carregamento está, esse acompanhamento permite que os gestores tomem decisões mais assertivas. Como os veículos estão conectados à internet, a companhia tem controle de toda a frota, a rota, trânsito e outros, como a digitalização de ordens e pedidos. Com os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, as entregas, retiradas de estoque, entradas de materiais e produtos ficam disponíveis no sistema imediatamente.

Gestão de almoxarifado e estoque

Além dos automóveis, as mercadorias estão cada vez mais conectadas. Uma das principais tendências é o uso das etiquetas RFID (Identificação por Rádio Frequência, em inglês Radio-Frequency IDentification) em substituição aos códigos de barras. Elas podem ser usadas para identificar produtos sem a necessidade de leitura do código individualmente, e as informações emitidas são lidas automaticamente pelo sistema de reconhecimento. Assim, as atividades de gestão de estoque e inventário, que antes eram monótonas e demoradas, se automatizam. Além disso, é possível aplicá-las no monitoramento e rastreamento das cargas com o objetivo de coibir furtos e roubos.

Aumento da segurança e visibilidade end-to-en

A Internet das Coisas e outras tecnologias têm potencial para aumentar a segurança e reduzir os custos que as transportadoras têm com seguros e prejuízos causados por furtos e acidentes. Junto com o Big Data, as empresas ganham recursos para aprimorar seus processos de transporte, selecionar melhores rotas, entender a performance dos motoristas, otimizar a manutenção dos veículos e acompanhar, de perto, todos os ativos.

Como o uso da IoT pode-se alcançar o que chamamos de visibilidade end-to-end, ou seja, a possibilidade de acompanhar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, garantindo melhor aproveitamento de recursos, decisões mais rápidas e maior controle sobre as mercadorias.

A IoT no transporte não é uma visão futurística: ela está acontecendo aqui e agora. Você está preparado para ela?

Lauro Freire, sócio-diretor da BgmRodotec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.