Módulo auxilia instituições financeiras na entrega da EFD-Contribuições

0

A Synchro desenvolveu uma solução para auxiliar as empresas do segmento financeiro na transmissão dos arquivos da EFD-Contribuições, em setembro, com as tabulações dos fatos gerados a partir de julho.

Com a oferta, o objetivo da Synchro é facilitar o gerenciamento das complexas e inúmeras operações que fazem parte do cenário tributário das empresas.

A solução da empresa para a EFD-Contribuições possibilita a validação dos dados, a geração e o envio da obrigação fiscal, reduzindo o esforço, o risco e o alto custo para a gestão dos processos.

Dessa forma, todo o fluxo é automatizado por meio de uma funcionalidade de parametrização simplificada, de modo que a estrutura precisa ser cadastrada apenas uma vez para que seja feita a caracterização.

A partir disso, o sistema fará automaticamente as operações futuras de escrituração, geração e apuração das informações fiscais.

"A EFD-Contribuições exige hoje um número de informações sem igual. É o maior avanço em tecnologia feito pela Receita Federal nos últimos tempos", afirma Leonel Siqueira, especialista tributário da Synchro.

A apuração, que antes era feita de forma totalizada e resumida por meio do Dacon (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais), hoje é feita com base nos próprios fatos geradores, em uma escrituração altamente detalhada, cheia de novas codificações para cada um dos lotes apurados.

Outro benefício que muitas vezes é explorado de maneira errônea pelas empresas – ou mesmo deixado de lado – é a possibilidade de resgatar os créditos sobre as operações de PIS/Cofins, ou mesmo as tabulações de CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), que servem de base para analisar a possibilidade de desoneração sobre a folha de pagamento.

Siqueira explica que, por conta da complexidade dos cálculos, as empresas hoje estão entregando sua escrituração sem apurar corretamente os seus créditos, o que abre brechas para multas por informações erradas, incompletas ou imprecisas.

Além da questão da integridade das informações, essa análise é fundamental para que a empresa não pague a mais ou a menos do que o valor realmente devido, podendo gerar economias significativas.

Por conta disso, a Synchro também oferece uma solução de apuração, que calcula o saldo e a utilização de crédito e retenção de PIS/Cofins, eliminando a necessidade de controles manuais via planilhas e outros documentos paralelos, e também faz a automatização, conferência e escrituração dos valores apurados no bloco P do arquivo digital, referentes à CPRB.

Para Siqueira, a maior parte das companhias ainda se preocupa apenas com a validação do layout do documento e não percebe que a fiscalização começa, de fato, depois que o arquivo é entregue ao Fisco, quando os dados poderão efetivamente ser cruzados e confrontados.

No caso da CPRB, a complexidade torna-se ainda maior tendo em vista o modelo de regimento da obrigação, que é regulamentada por medidas provisórias, que podem ser facilmente alteradas e, por isso, necessitam de um acompanhamento constante para efetivamente garantir a conformidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.