Até que ponto a infraestrutura pode ser considerada um diferencial competitivo?

0

Alavancada pela demanda de um armazenamento mais simples e pela explosão de dados, a nuvem pública é uma das estratégias de infraestrutura de maior destaque por parte das organizações. Porém, apesar da sua popularidade, apenas cerca de 20% das cargas de trabalho estão na nuvem pública atualmente.

O mercado mundial de nuvem pública deverá crescer 18% em 2017, mas cair nos anos seguintes, de acordo com o Gartner. Já segundo a IDC, seu crescimento deverá desacelerar depois deste ano, à medida que as empresas começam a recuar da experimentação e a otimizar as estratégias de armazenamento. Ou seja, ambos os institutos concordam na queda da adoção da nuvem pública num futuro próximo.

Entre os fatores que contribuem para a diminuição do ritmo estão as preocupações com vendor lock-in (aprisionamento tecnológico devido ao software proprietário), a instabilidade da segurança e a performance da disponibilidade. Vejo, ainda, que embora a nuvem pública consiga oferecer certa elasticidade econômica em longo prazo, a simplicidade adquirida na gestão de suas implantações, a partir de uma perspectiva de TI, é quase anulada por conta da complexidade da gestão de custos. Logo, acredita-se que seja difícil falar em planejamento financeiro que os CIOs precisam. Além disso, muitas empresas que escolheram mover algum elemento da infraestrutura para a nuvem pública já assumiram que não tinham uma compreensão real de custo e de implicação operacional.

Neste ano, arrisco apontar uma nova fase de "melhores práticas". Acredito que haverá uma clara separação de quais serviços e cargas de trabalho devem permanecer numa nuvem privada, na modalidade Software-as-a-Service (SaaS) ou ainda na versão on-premise, e quais devem estar na nuvem pública. A meu ver, uma nova realidade do negócio digital será otimizada por uma infraestrutura estratégica que implemente uma combinação dessas opções, conhecida como nuvem híbrida.

A maioria das empresas de TI tem cargas de trabalho que podem se beneficiar das características de ambientes híbridos, fornecendo a solução mais completa para grande parte das organizações. Dessa forma, considero que maioria dos data centers será uma mistura de nuvem pública (plataformas IaaS/PaaS, como AWS e Azure) e de nuvem privada, e que essas modalidades irão coexistir num longo prazo. Isso ocorre porque a nuvem pública agrega como benefício a elasticidade econômica, experimentação, arquivamento e recuperação de desastres, enquanto a nuvem privada tem a vantagem de suportar cargas de trabalho mais previsíveis e desempenho para atender demandas críticas.

Muitas empresas serão capazes de se beneficiar da economia e flexibilidade que a nuvem híbrida oferece e usá-la para atividades em tempo real. E uma possível integração com a tecnologia de armazenamento totalmente flash permitiria um aprimoramento ainda maior desse ambiente híbrido, oferecendo um data center simples, escalável e de alto desempenho.

Os dados continuarão a crescer a um ritmo sem precedentes no futuro próximo, tornando a infraestrutura e a gestão de dados assuntos em alta e que devem ser levados em conta para maximizar as chances de sucesso de organizações de todo o mundo. Nesse contexto, quem enxergar a infraestrutura tecnológica como uma questão estratégica e como uma vantagem competitiva está no caminho certo.

Paulo de Godoy, gerente geral de vendas da Pure Storage no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.