SAP Ariba investe em soluções de blockchain

0

A SAP Ariba anuncia que vai explorar a tecnologia blockchain em todas as suas aplicações em nuvem e em sua rede de negócios constituída por vendedores e compradores. Com isso, a tecnologia blockchain, que está mexendo com os alicerces de setores como os bancários, de seguros, agricultura, energia, saúde e meios de comunicação, vai também transformar as cadeias globais de suprimentos, alterando a forma como bens e serviços são negociados.

A tecnologia blockchain, uma espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, vai ampliar a visibilidade e reforçar os níveis de confiança. "Ao incluí-la em todas as nossas aplicações e em nossa rede, podemos viabilizar canais de suprimentos mais inteligentes, ágeis e transparentes ao longo de todo o ciclo de abastecimento, desde a definição das fontes até a consolidação das relações de negócio", afirma Luiz Caldas, vice-presidente de vendas da SAP Ariba.

Tecnologia inteligente para redução de riscos e fraudes

Para a SAP Ariba, as primeiras atividades associadas à aquisição e às cadeias de suprimento nas quais a blockchain terá uma possível aplicação são aquelas consideradas inerentes ao acompanhamento e rastreamento de mercadorias.

"Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas antes, durante e após cada despacho de mercadoria", destaca Dana Gardner, analista-chefe da Interarbor Solutions. Muitas vezes, um vendedor envia um pedido de mercadoria para um armazém onde ela é trocada por um item semelhante, sem o conhecimento do comprador. A capacidade de registro distribuído oferecida pela blockchain garante maior visibilidade e controle sobre as remessas para ambas as partes, desde o envio até a recepção, resultando em um menor risco de fraude.

A SAP Ariba vai unir forças com a Everledger, uma empresa de tecnologia financeira com sede em Londres, a fim de estender esses recursos à rede Ariba Network. A Everledger captura com extrema segurança características determinantes de objetos de valor, como diamantes e outras pedras preciosas, e gera uma "impressão digital" do ativo que é armazenada na blockchain. Vários elementos de cadeias globais de suprimentos confiam nessa informação, que inclui seu histórico, transporte, eventos importantes e linha de propriedade, para verificar a autenticidade das mercadorias negociadas.

"Ao explorar o melhor de várias tecnologias inovadoras, desenvolvemos uma plataforma global de procedência que estabelece uma ligação entre objetos físicos, sua certificação e registros de autenticidade, à medida que transitam pela cadeia de suprimentos", explica Leanne Kemp, presidente e fundadora da Everledger. "Sabemos o impacto que isso pode ter. A integração de nossa tecnologia com a rede de negócios SAP Ariba pode produzir uma redução de riscos e fraudes aos quais estão expostos diferentes elementos da cadeia e, além disso, ajudar a moldar uma nova era do comércio global erguida sobre os pilares da transparência, da sustentabilidade e da ética."

De acordo com Caldas, essa tecnologia se adapta naturalmente às soluções SAP Ariba. "Se é possível rastrear diamantes e pedras preciosas, é possível rastrear praticamente qualquer coisa", conclui o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.