Aumento de receita ou redução de despesas: qualquer outra justificativa não vale

0

Ideias maravilhosas aparecem todos os dias, elas ganham proporções ainda maiores quando algum executivo retorna de um congresso ou evento que apresentou as maravilhas das novas tecnologias.

Uma moda que permanece em alta é a implantação de um escritório de projetos, é consenso para todos que implantar um escritório de projetos, seus infindáveis processos e ferramentas de controle e acompanhamento é a solução para todos os problemas, com mudanças constantes de escopo, orçamentos jamais cumpridos e os cronogramas sem fim.

Com o discurso pronto, todas as informações parecem suficiente para conseguir a aprovação junto a diretoria para a abertura dos cofres e a avalanche de dinheiro cair sobre todas os requisitos para a implantação do escritório de projetos, porém para o bem ou o mal das empresas o diretor financeiro começa a questionar o retorno do investimento e a real aplicabilidade de tudo que está sendo apresentado.

O embate se inicia, os defensores mostram as vantagens, na organização dos projetos, os fantásticos e maravilhosos status report que possibilitarão o acompanhamento e a tomada de decisão de maneira pró ativa, as ferramentas para a escolha dos projetos a serem realizados e o alinhamento da corporação ao melhor existente no mercado.

O encantamento é gigantesco, mas a resposta objetiva ao diretor financeiro não acontece e outros componentes da diretoria começam a questionar o alto investimento sem uma clara e objetiva justificativa do seu retorno e principalmente nos ganhos reais, quando questiona-se ganhos reais entenda-se dinheiro, nada diferente é subsídio para convencer os executivos a investir em algo que eles desconhecem.

Talvez o maior erro dos entusiastas com as soluções que mostram-se revolucionarias é esquecer que por mais que as empresas pareçam e demonstrem modernas e agressivas, quando se trata de colocar a mão no bolso todos são extremamente conservadores, e em alguns casos até mais do que empresas consideradas ultrapassadas.

A estratégia para conseguir de maneira menos penosa, até porque quem tem a esperança de aprovar algo na diretoria sem grande consistência nos argumentos, pode esquecer, ela deve basear-se fortemente em como a solução de investimento proposta irá aumentar significativamente sustentada com dados inquestionáveis a receita da empresa.

Uma outra estratégia que é o sonho de toda a diretoria são soluções de investimento em novas tecnologias que também baseadas em argumentações consistentes, irão reduzir as despesas.

O certo é que não importa qual estratégia você irá escolher na próxima reunião para solicitação de investimento junto a diretoria da sua empresa, se ela não contiver o aumento de receita ou redução de despesas, certamente não será aprovada.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.