Atender bem já não é suficiente para gerar uma experiência positiva para o consumidor. As empresas precisam identificar e compreender o perfil do cliente para que a abordagem pelo operador do atendimento seja a mais adequada e satisfatória possível.
Diante deste cenário, a Gaio – plataforma gratuita de Big Data – permite, por meio de uma tela que pode ser customizada pela operação, utilizar a inteligência analítica para gerar uma interação mais dinâmica com o cliente, por meio de scripts personalizados.
Uma das diversas ações possíveis é melhorar as ações de cobrança, por exemplo. "Quando o operador iniciar o atendimento, o Gaio faz o mapeamento do perfil do cliente e já exibe a informação de que a fatura está em atraso por determinado período, e oferece um script direcionado para o perfil deste consumidor", destaca o idealizador da plataforma, Eder Balbino.
Hoje, o setor de cobrança precisa, sobretudo, entender que há diversos perfis de clientes, alguns com maior histórico de gastos, outros com mais tempo de dívida, e outros com alta probabilidade de pagamento. Essa diferenciação exige abordagens e estratégias de cobrança diferentes. "O setor exige velocidade e flexibilidade. Uma abordagem personalizada oferece maiores condições de recuperação de valores financeiros e, sobretudo, menor atrito com o cliente", afirma Balbino.