Os desafios que o mercado exige dos CIOs em 2018

0

Em todo começo de ano, o mercado começa a buscar tendências e maneiras de superar os desafios que se aproximam. Em outubro de 2017, o Gartner definiu as dez principais tendências tecnológicas mais estratégicas para 2018, entre elas: Base em AI; Aplicativos Inteligentes e Analytics; Coisas Inteligentes; Gêmeos Digitais; Na ponta da Nuvem; Plataformas Conversacionais; Experiência Imersiva; Blockchain; Event Driven; e Risco Adaptativo Contínuo e de Confiança.

Com as tendências já anunciadas, é hora de se adequar a elas. E aí começam os desafios para os CIOs. Falo de alguns casos principais, e já adianto que eles envolvem mudanças de pensamento e capacidade de se adequar às novas ideias.

O primeiro desafio de um CIO é a otimização da capacidade do profissional em pesquisar e entender como as novas tecnologias são capazes de acelerar o crescimento do negócio – ou até mesmo transformá-lo. Parto da premissa de que não é mais segredo para ninguém que o Chief Information Officer deve fazer com que o TI seja estratégico, e essa complexidade pode exigir uma "nova visão" e um reaprendizado da tecnologia em geral.

Há, também, outro desafio do CIO – e essa segunda situação vai além do trabalho com a tecnologia. As inovações citadas no parágrafo acima mudam toda a cultura de uma empresa, e alguns colaboradores não estão prontos para isso. Não há inovação que revolucione uma corporação sozinha, já que é necessário engajamento de quem executa as ações. O mind set da companhia deve acompanhar as modernizações – e quem não embarcar deve ser deslocado.

Outro desafio está em fazer com que os gestores de TI tragam todas essas inovações para o planejamento corporativo. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário elaborar um business plan detalhado para apresentar a esses profissionais. No documento, também é importante destacar a evolução esperada de cada colaborador e as oportunidades que podem surgir. Cada equipe, porém, deve manter o foco e não ter muitos projetos em paralelo: só assim o resultado pode ser medido. E, como diz o consultor em gestão Vicente Falconi, "quem não mede, não gerencia".

Capacitar e gerir todo esse material humano é outro desafio. Aqui, é importante a percepção do CIO em identificar os colaboradores que podem ser decisivos no processo. Com os profissionais identificados, criar um núcleo de inovação é primordial – já que é impossível cuidar do trabalho cotidiano e monetizar o pioneirismo. Para estar na vanguarda, é preciso reservar tempo e investimento. Também é importante a criação de metodologias que auxiliem o processo de capacitação, coleta de ideias, prototipação, análise financeira e desenvolvimento dos projetos.

Por fim, o desafio em cloud corporativa é ainda maior. Já consolidada, é possível considerar essa tecnologia como uma commoditie nos dias atuais. As novas tecnologias exigem nuvens com diferentes perfis de workload, Edge Cloud e microsserviços para rodar as aplicações onde e como elas sejam mais eficientes. Ou seja: sem uma ferramenta que centralize informações e acessos e que dê performance, consumo e custos em cada uma delas, será praticamente impossível administrar com primazia um ambiente com nuvens e plataformas multicloud.

O ano de 2018 traz muitas expectativas quanto à recuperação da economia brasileira, e o mercado de TI está atento a isso. Cabe aos CIOs estarem na vanguarda do crescimento nesse nicho e superar os desafios apresentados a eles.

Diogo Santos. CTO da CorpFlex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.