Precisa-se de Governança de Processos

0

O processo de negócio – que, por definição, é a execução das atividades necessárias numa sequência lógica para a produção ou circulação de bens ou de serviços dentro das organizações – via de regra, gera ou consome informações. Tendo em vista que o uso racional dessas informações é a base do conhecimento, alguns especialistas afirmam que existe uma relação indissolúvel entre a informação, dados e conhecimento. Aqui, eu me permito acrescentar um outro elemento nesta já tumultuada relação: os processos de negócio.

Mas nem sempre os dados, em sua forma original, estão agrupados em conjuntos ordenados, muito menos estes conjuntos estão organizados conforme desejado. Acrescente a isto tudo a questão do volume. O McKinsey Global Institute, em seu relatório Big data: The next frontier for innovation, competition, and productivity (2011) afirma que a "(…) quantidade de dados em nosso mundo explodiu. Empresas capturam trilhões de bytes de informações sobre seus clientes, fornecedores e operações, e milhões de sensores de rede estão sendo incorporados no mundo físico em dispositivos como celulares e automóveis, capturando, gerando e comunicando dados. Multimídia e indivíduos com seus smartphones e em sites de redes sociais continuarão a alimentar o crescimento exponencial (…)".

Tendo isso em vista, a Governança de Processos é um conjunto de políticas e processos que definem o modo como os processos de negócio das empresas serão geridos. O objetivo é organizar os diferentes artefatos existentes nesta conversa toda, ou seja, dados > informações > atividades > processos, criando um ambiente unificado e organizado para o interrelacionamento destes.

Este ambiente é importante uma vez que a busca pela eficiência dos processos nem sempre é um show de um único ator mas, geralmente, envolve diferentes partes interessadas, como por exemplo, o CIO, os donos dos processos e analistas de negócio, que podem compartilhar toda informação disponibilizada como um ativo necessário à melhoria contínua das suas atividades.

A preocupação das organizações em construir este ambiente é um passo importante para que elas possam interagir com as pessoas que estão gerando, a cada dia, uma quantidade maior de dados digitais, e também extrair valor dos mesmos. Assim, a exploração de forma inteligente faz com que as empresas possam competir de maneira eficaz, não somente por meio da busca por processos "perfeitos", mas também por serem eficientes na organização e utilização dos dados que são criados como um subproduto de suas atividades.

Marcia Fernandes Maciel é gerente de Arquitetura de Soluções da Software AG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.