Aplicativo de autoatendimento em prefeitura do Brasil é lançado em Santa Catarina

0

O aplicativo completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil foi lançado esta semana em Santa Catarina. A novidade começou a funcionar no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis. Chamado de Atende.Net App, o novo recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal nem ter que telefonar para os órgãos.

Pela tela do celular é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento. Além disso, o Atende.Net App permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

Para o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, a adoção de um aplicativo que concentre diversos serviços públicos vai ao encontro das facilidades oferecidas pela tecnologia. "O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente". Thomé acredita que a novidade trará mais organização e eficiência para a prefeitura, por meio da aceleração do andamento de processos em diversas áreas.

Além de melhorar a chegada das demandas ao município, o aplicativo também aproxima a prefeitura do cidadão e facilita a comunicação com ele. É possível mantê-lo informado sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado — se pessoa física ou jurídica — por meio de notificações. O Atende.Net App permite cadastrar várias contas em um mesmo dispositivo, sejam elas de empresas, moradores ou servidores públicos.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal de Autoatendimento, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem. Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. "Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só", diz.

O aplicativo está disponível para celulares Android. Até o final do ano, a versão para iOS será liberada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.