Vida de CIO: as prioridades e os desafios da gestão estratégica

1

Convivo com a rotina de CIOs há mais de duas décadas. Ser executivo de TI nunca foi uma tarefa simples. Muito menos agora. Com a evolução das conversas sobre transformação digital e todas as tecnologias embarcadas nesse processo, as empresas colocaram em discussão – eventualmente, em xeque – o papel e o peso da atuação dos CIOs.

Como resultado dessa reavaliação, os conceitos de CIO e TI estratégicos ganharam popularidade. Um estudo desenvolvido pela Deloitte, nos últimos cinco anos, verificou que 45% dos stakeholders de negócios selecionam executivos que sejam conhecidos por sua capacidade de liderança e credibilidade, e que 18% consideram o pensamento estratégico e o alinhamento com o negócio fatores importantes no momento da escolha de um líder.

Essa demanda pela mudança de perfil profissional acompanha o desenvolvimento natural do mercado como um todo, que também se renova e evolui com tendências potencialmente inovadoras. Por isso, é importante reafirmar que os líderes de TI têm a missão de se aproximarem, cada vez mais, da área de negócio. Por mais que soe repetitivo, precisamos falar sobre isso. E, também, sobre a importância da preparação para os próximos anos, quando entraremos de vez no universo da Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT). Mas não se engane: para surfar essa onda de maneira positiva é preciso definir, já, uma estratégia de dados efetiva.

Duas predições feitas pela IDC mostram justamente como, aos poucos, as informações ganham o status que efetivamente merecem: em 2018, 75% dos CIOs colocarão no topo de suas agendas o engajamento experiencial (ou experiência do cliente) e a monetização de dados (ou negócios digitais). Até 2019, a mesma parcela dos profissionais vai concentrar seus esforços em cibersegurança para gerenciamento de riscos de negócio, aposentando, de vez,  sistemas que não garantem a proteção de dados.

Por isso, digo: este é o momento para ações exploratórias e experimentais com IoT, dando continuidade ao uso e desenvolvimento de analytics e big data. Paralelamente, os CIOs terão novas fases e obstáculos a enfrentar, como o uso da inteligência artificial de forma mais intensiva em casos reais de negócios, por exemplo. Em diferentes setores, começaremos a ver as mudanças. Apenas para ilustrar o que teremos pela frente: a consolidação de conceitos como fábricas inteligentes, suportadas por modelos de manutenção preditiva e pelo uso de ferramentas cognitivas e analíticas.

Não existe espaço para subterfúgios. Novas tendências aparecem a todo momento e estamos próximos de um futuro onde tudo e todas as coisas serão conectadas, com os dados norteando as decisões de negócios. E o CIO que estiver inserido nos negócios estará à frente de seu tempo.

Marcelo Sales, diretor de Produtos e Soluções da Hitachi Vantara LATAM.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.