M-health: testamos o relógio Basis

1

Seguindo a tendência de dispositivos que ajudam a manter a saúde e acompanhar atividades esportivas, a empresa Basis lançou um relógio que traz algumas inovações em relação aos existentes no mercado. Para citar algumas, ele consegue medir batimentos cardíacos sem usar um cinto emissor, mas através de um sensor abaixo do relógio. E como os outros dispositivos existentes, ele possui extensos relatórios na página web da empresa e uma app para smart phone.

Como funciona

O Basis é um relógio pequeno e discreto que custa 199 dólares nos Estados Unidos. Ele possui sensores que capturam padrões de batimentos cardíacos, movimentos, transpiração e temperatura da pele. Com o sensor de movimentos (o acelerômetro), ele consegue medir as horas de sono e informar se estamos ou não dormindo bem e o suficiente. A imagem abaixo exibe os sensores do relógio.

basis-1 relogio 

Ele vem também com um suporte com conector USB para sincronizar com um computador (PC ou Mac). Também é possível sincronizá-lo via Bluetooth com o smartphone, mas é necessário estar conectado à Internet para fazer isso e criar uma conta no site antes de usá-lo.

Por ser discreto, o relógio pode ser usado 24h por dia e fornecer importantes informações que, ao serem sincronizadas com o Website da empresa, produzem relatórios bem completos de todas as atividades realizadas.

O visor é simples e não possui gráficos, mas informa batimentos cardíacos, número de passos dados e calorias gastas.

Hábitos Saudáveis

Um conceito interessante é que ele permite cadastrar hábitos e objetivos no website da empresa e os relatórios informam o quão longe estamos de atingi-los. Coloquei alguns, como dormir 7 horas por noite, gastar pelo menos 2500 calorias diárias, não ficar sentado por mais de 1h, fazer alguma atividade por pelo menos 30 minutos e andar mais de 10 mil passos por dia. O software que processa nossos dados no site da empresa faz sugestões de metas diárias e semanais para alcançarmos o que desejamos. Cada vez que atingimos nossos objetivos, ganhamos créditos e elogios e com isto, conseguimos definir mais objetivos. Perfeito para quem precisa de motivação.

Relatórios

Os relatórios do site da empresa são bem completos, cobrindo todos os dados coletados.  Há várias maneiras de se visualizar os resultados, indo desde uma interface de calendário que cobre o mês inteiro, como também em um dia e horário específico para analisarmos com mais detalhes os dados processados de uma atividade esportiva. A imagem abaixo mostra o resumo de um dia de atividades.

basis-relatorios

Já os relatórios da app para o iPhone não são tão completos quanto os do site. Mas eles devem resolver isso em breve.

Prós e Contras

O relógio é discreto quando comparado aos existentes no mercado de esportivos. Não há GPS e podemos ver que o foco realmente está nos relatórios gerados no website com os dados coletados. Esta é a parte mais fácil de adicionar novos recursos do que o hardware do relógio.

Estou usando o Basis ininterruptamente para os treinos de corrida e quando consulto a tela com os batimentos cardíacos, vejo uma diferença entre ele e o Garmin Forerunner 305. Isto acontece em momentos de atividade esportiva intensa onde os meus batimentos estão acima de 170 bpm. O site do Basis informa que o relógio não mede minuto a minuto a frequência cardíaca, o que me deixou um pouco confuso pois também não informa como essas medições são feitas. Nos relatórios do site da empresa, meus batimentos não atingem 170 bpm também. Contudo, em momentos de pouca atividade ou repouso, as medições ficam iguais às do Garmin.

Outro fator importante na tecnologia relacionada a saúde deste equipamento, é o monitoramento da temperatura. Isto é útil pelo fato que todos os indivíduos podem ser submetidos a situações de estresse térmico durante o exercício físico, em suas funções laborais ou mesmo no dia-a-dia, pois o calor excessivo produzido pode elevar temporariamente a temperatura para 38,3 a 40 ºC. Sob estas condições, o organismo pode sofrer alterações fisiológicas que, em determinados casos, causam sérios danos à saúde, podendo provocar cansaço e sonolência, redução do desempenho físico e aumento de erros devido à perda de atenção e concentração. Isto ocorre porque o organismo humano não suporta variações acima de 4°C em sua temperatura interna, sem queda da capacidade física e mental do indivíduo. Informa Kalina Masset, mestre em fisiologia do exercício.

Este é um relógio fortemente recomendável para supervisionar o nível de hidratação de indivíduos que estão frequentemente confrontados à realização de exercícios físicos em ambientes ou em horários de constantes variações de temperatura, como corredores e trabalhadores de rua. Também parece imprescindível usá-lo para acompanhar a temperatura de pessoas muito idosas que fazem exercícios físicos, por causa de sua limitação na capacidade de regular a temperatura do corpo em extremos de temperatura ambiente. Além desses recursos, este gadget  foi feito para pessoas que se antecipam no uso da saúde high tech, produzindo relatórios realmente impressionantes que prometem. Se você quer acompanhar o funcionamento de seu corpo durante 24h, os detalhados relatórios já compensam a compra do produto, pois estamos (também) pagando por eles e a inteligência de interpretação dos dados. O relógio passou as ser apenas um recurso ou um coletor de dados que informa a hora.

Embora isso possa parecer excessivo para algumas pessoas, isso vai ser a tendência para o futuro e todos os fabricantes de relógio inteligentes (smart wacthes) estão caminhando nesta direção. Para quem não precisa de um relógio com GPS e quer acompanhar o corpo de perto, esta é uma boa compra. Para aqueles que querem comprar seu primeiro smart watch e querem pesquisar outro fabricante, escolham modelos que possam sincronizar com o computador e enviar os dados para Web. Com os relatórios gerados, podemos aprender muito sobre como nosso corpo está respondendo ao nosso estilo de vida.

Flavio Amaral é graduado em ciências da computação pela UFRN e possui mestrado em engenharia elétrica pela UFRN. Desde 1994 trabalha com internet e acompanhou a evolução da mesma do mundo acadêmico para o comercial e do dial-up para a banda larga.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito esclarecedor realmente. Acho que é/será um grande recurso que se desconectara do conceito convencional, e ganhará múltiplas funcionalidades, assim como aconteceu com o celular. Melhor do que o relógio do Hans Donner. Falando nisso, o que você achou do dele? Parabéns Flávio. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.