Veiling Holambra usará tecnologia RFID para gestão de ativos

0

A Cooperativa Veiling Holambra firmou parceria com a Coss Consulting para o fornecimento de etiquetas RFID (Radio-Frequency IDentification) da Confidex para identificação e rastreamento de mais de 1,1 milhão de ativos retornáveis, desde a produção, centros de distribuição, entrega aos clientes (floristas, hipermercados) e retorno dos ativos (cestos, suportes de cestos, carrinhos, prateleiras etc.). O projeto está previsto para ser concluído em abril de 2014, às vésperas do Dia das Mães, época em que o mercado florista registra o maior movimento.

A implantação das etiquetas RFID tem como finalidade garantir a eficiência dos processos de logística, reduzir o tempo da carga e descarga nas docas dos produtos comercializados – que são perecíveis -, garantir a precisão do controle dos estoques, reduzir desvios e perdas de materiais na distribuição, promover a redução dos custos operacionais e maximizar os resultados financeiros. A leitura das tags será feita com leitores móveis e nos portais fixos instalados nas docas e em todos os processos logísticos.

Jorge Possato Teixeira, gerente de Logística e Francisco Roberto Pereira, coordenador de logística, ambos  da cooperativa, contam que foi escolhida a tag Carrier Pro da Confidex, que cumprem o padrão EPC (Código Eletrônico de Produto). A escolha foi feita após a realização de testes com outros fabricantes e após o teste piloto, onde as etiquetas apresentaram os melhores resultados entre os produtos avaliados, e também por sua composição tecnológica. A Coss Consulting foi selecionada pelo escopo do projeto apresentado, para cuidar de todo o projeto de instalação da tecnologia.

"Iremos acabar com o trabalho manual na leitura dos dados dos ativos. Antes, o processo de leitura era feito sobre códigos de barras e contagem de lotes, levava muito tempo e era passível de erros e fraudes", afirma. "Diversos outros ganhos estão sendo considerados: agilidade e exatidão da leitura dos códigos de cada ativo retornável, redução dos custos operacionais e o fato de atender às políticas de gestão e segurança determinadas pelo conselho de gestão da Veiling Holambra", destaca Pereira. Outra vantagem da gestão dos ativos através das etiquetas EFID, segundo ele, é a automatização da gestão e integração com o sistema de gestão da cooperativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.