Tecnologia de imagem médica da Indra é usada em cirurgia com Google Glass

0

O primeiro protótipo do sistema de artroendoscopia sem cabos WAD (Wireless Arthroscopic Device), desenvolvido pela Indra, foi utilizado para a realização de uma cirurgia pioneira de joelho no dia 17 de setembro.

O procedimento foi transmitido ao vivo para cerca de 300 universidades e hospitais dos cinco continentes. Essa iniciativa no âmbito da telemedicina foi possível graças ao desenvolvimento tecnológico que a empresa espanhola Droiders realizou sobre o Google Glass por meio de seu sistema Glassters Streamer.

A cirurgia formou médicos e estudantes de medicina de países como México, Brasil, Colômbia, Espanha, EUA, Barein e Argentina em duas técnicas pioneiras.

Uma é o artroscópio sem cabos (WAD), uma solução sem fio que facilita as intervenções artroendoscópicas e se integra com o histórico clínico do paciente.

Outra diz respeito ao implante de leucócitos autólogos no joelho de um paciente, uma técnica que permite curar enfermidades nas articulações e foi desenvolvida com o suporte do artroscópio sem fio.

Esta experiência, nunca realizada antes, permitiu criar um novo conceito, "o centro cirúrgico único e global", no qual foi possível acompanhar por meio do link no Youtube da página da clínica Cemtro e da web do Droiders, de onde foi transmitida em aberto.

Além disso, os cerca de 300 participantes puderam fazer perguntas à equipe médica por meio de chat e dois cirurgiões fizeram intervenções para comentar em tempo real o desenvolvimento da operação.

O desenho da retransmissão incluiu em uma mesma tela diversas imagens do procedimento médico: o campo cirúrgico que se vê a partir das Google Glass, a imagem do dispositivo artroscópico da Indra e a de uma câmera com visão de toda a sala.

A partir do Twitter, os usuários também puderam acompanhar o desenvolvimento da intervenção.

Desde o início de 2011 a Indra trabalha no desenvolvimento do protótipo de sistema de artroendoscopia sem cabos WAD. O dispositivo não precisa estar conectado a uma torre de artroscopia, nem a uma fonte de luz.

Este novo sistema proporciona uma grande quantidade de benefícios e valores adicionais aos sistemas convencionais, já que a ausência de cabos reduz a probabilidade de infecções, o tempo necessário para preparar o centro cirúrgico e a infraestrutura para realização destas intervenções.

Além disso, facilita a total mobilidade do cirurgião enquanto realiza a intervenção e seu custo será muito menor com relação aos sistemas convencionais atuais. Outro importante aporte é que facilita a integração do vídeo e a imagem da intervenção no histórico clínico de saúde do paciente.

Todas estas novidades permitirão o uso desta técnica cirúrgica em novos âmbitos e zonas de recursos escassos: centros de saúde, ambulatórios, zonas rurais, hospitais de campanhas em missões de paz e clínicas veterinárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.