Zoológico de Ribeiro Preto faz agendamento de visitas escolares pela internet

0

As visitas escolares ao Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP), agora são agendadas de forma online, graças a um projeto que conseguiu eliminar completamente o uso do papel.

A mudança foi possível com o desenvolvimento do sistema GEP (Gerenciamento de Eventos do Programa Integrado da Educação Ambiental), pela GeneXus.

A iniciativa faz parte de um amplo processo de modernização gerencial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto. A Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeiro Preto) é parceria na execução do projeto.

"O agendamento das visitas monitoradas ao Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto era trabalhoso e pouco ecológico, considerando o gasto de papel envolvido no processo. Nada mais adequado à educação ambiental que melhorar as próprias práticas e atuar de forma mais sustentável", afirma a administradora Patricia Biagi, idealizadora do processo de automatização de agendamentos.

Segundo Ângelo Invernizzi Lopes, diretor administrativo da Secretaria de Educação, o GEP aprimorou o processo de agendamento, eliminou o uso de papel e ainda proporcionou um melhor aproveitamento das informações.

O agendamento agora é feito através da internet, a qualquer hora do dia, e todos os dados são analisados através de uma ferramenta de Business Intelligence. 

O projeto contemplou, ainda, a criação de um sistema mobile para que os monitores e gestores do parque tenham acesso à rede através de smartphones e tablets com Android ou iOS.

Os ambientes web e mobile são totalmente integrados, o que permite planejar as demandas e consultar dados e indicadores em tempo real.

Caso haja alguma ocorrência, como uma criança perdida, por exemplo, o monitor faz o registro pelo sistema mobile, informa o ocorrido, anexa fotos e ainda aciona ambulância e viaturas, caso necessário.

Para controlar a entrada e saída das crianças foi desenvolvida uma pulseira com código de barras, que é distribuída entre os alunos, e imagens dos documentos e fotos das pessoas autorizadas a buscar a criança no passeio.

No final de todas as visitas, os monitores aplicam um questionário e ainda anexam imagens. O questionário levanta informações sobre o perfil dos visitantes do parque, roteiros mais visitados, satisfação do grupo e qualidade dos ambientes do parque, como banheiros e lanchonetes.

"Essas informações, que antes não tinham uma função definida, agora são cruzadas para ajudar na gestão do parque", informa Alexandre Carvalho Gouvêa, responsável pelo zoológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.