O desafio de estar profissionalmente preparado para a 4ª revolução industrial

0

Na Quarta Revolução Industrial – um termo criado pelo Fórum Econômico Mundial para definir o atual estágio da evolução, novas categorias de empregos e competências estão surgindo e tomando o lugar do trabalho tradicional que já forneceram em algum momento mais oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação.

A pesquisa global The Future of Jobs, realizado pelo Fórum Econômico Mundial por meio de entrevistas com 371 empresas em 15 países, incluindo Brasil e México, identificou uma grande mudança na atual divulgação de vagas de emprego e das posições que serão mais oferecidas em um futuro próximo. A tecnologia está moldando a função dos profissionais da América Latina. A expectativa é que softwares, robôs, drones e outras tecnologias serão utilizadas para aumento de produtividade até 2025. A chegada das tecnologias em diversas áreas não representa o fim de algumas posições, mas sim uma mudança nas funções desempenhadas por pessoas.

De acordo com o estudo do Fórum Econômico Mundial, os empregos mais necessários em um futuro próximo serão aqueles relacionados com instalação, reparo e manutenção de robôs e impressoras 3D e com análise de dados e implementação, uso, controle e automação de sistemas. Portanto, a Quarta Revolução Industrial vai exigir mais arquitetos, matemáticos, engenheiros e analistas de dados, e o mercado de trabalho como o conhecemos passará por uma evolução. Nos últimos dez anos, o Brasil deu um salto no que diz respeito à tecnologia robótica, mas ainda sofre com a falta de investimentos em infraestrutura. A dificuldade de conseguir componentes é um dos principais desafios enfrentados pelos desenvolvedores em robótica, o que acarreta em lentidão na melhoria da tecnologia e encarecimento das pesquisas.

Para ser um profissional digitalmente experiente buscando as melhores oportunidades de emprego, é fundamental para o estudante de hoje estar ciente do que estará disponível no mercado. A Indústria 4.0 é muito mais a junção de inovações incrementais que decorrem da incorporação e, principalmente, da integração de tecnologias já disponíveis ou emergentes e que, portanto, já fazem parte do estado da arte. Assim, seus desafios estão muito mais no plano da massificação do uso do que no desenvolvimento da inovação propriamente dito.

Com a Quarta Revolução Industrial desempenhando um papel desafiador nas decisões profissionais, estudantes agora têm a oportunidade de escolher um caminho que pode contribuir para a construção de uma carreira sólida e o sucesso individual no futuro. Com essa mudança de paradigma em mente, é importante explorar as oportunidades que surgem.

Vanderlei Ferreira, country manager da Zebra Technologies no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.