Blockchain aplicado, computação visional e quântica são tendências para 2019

0

Desde as novidades já apresentadas diretamente para os consumidores no CES 2019 – Consumer Electronics Show -, até impactos em empresas, as transformações proporcionadas pela evolução da tecnologia afetam a sociedade de forma irreversível. Se em 2018, as inovações da Tesla e as polêmicas do Facebook pautaram as conversas sobre tecnologia no mundo, nesse ano, temas mais complexos devem se tornar termos comuns nos noticiários.

Computação visional

Não é de hoje que pessoas usam máquinas para tentar replicar características humanas. O conceito de computação visional caminha justamente nessa estrada. Com o objetivo de reproduzir o olhar humano, a tecnologia alinha a visão com inteligência. O ano de 2019 será um divisor de águas para a ferramenta, que vai desde aprimoramentos em aplicações já usuais, como a identificação do rosto em celulares para desbloqueio, até o desenvolvimento de realidades virtuais complexas.

Blockchain aplicado a mercados tradicionais

Passada a febre do Bitcoin, que este ano completa 10 anos de existência, o Blockchain desponta como uma das ferramentas que vai mudar os rumos do mercado de tecnologia em 2019. A tecnologia não se aplica apenas ao conceito de moedas digitais, existem muitos outros segmentos que se apropriam da inovação para revolucionar operações cotidianas e setores tradicionais da indústria, como saúde, política e recursos humanos, entre outros. Neste ano, as possibilidades do Blockchain serão melhor exploradas em outras áreas.

A Computação Quântica

O poder de processamento dos computadores vem crescendo exponencialmente. Dos 16 bits de 1995 às máquinas atuais, muita coisa mudou. O aumento da velocidade acelerou diagnósticos, transformou o mercado financeiro e incentivou importantes quebras de paradigmas. Em 2019, a IBM anunciou o primeiro computador quântico comercial da história. Esse equipamento executa cálculos mais velozes usando propriedades específicas da quântica. Por isso, os dispositivos conseguem resolver algoritmos complexos num tempo menor e oferecem inúmeras possibilidades, o que vai transformar completamente o setor computacional e a sociedade em geral.

Luiz Carvalho, CTO e fundador da Nexo AI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.