Sistema da Indra vai gerenciar parque de geração termoelétricas da Petrobras

0

Um sistema desenvolvido pela Indra será utilizado para gestão e operação das centrais termoelétrica do parque de geração da Petrobras, conforme contrato firmado entre as duas companhias.

Trata-se da primeira implantação do sistema inGEN na América do Sul. O parque de geração termoelétrico da Petrobras é composto por 18 plantas distribuídas por todo o Brasil, que somam uma potência instalada próxima aos 5 mil MW.

O sistema será utilizado para padronizar os procedimentos de programação e operação em tempo real entre o Centro de Operações de Energia (COE) e as centrais da companhia, assim como as comunicações com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Além disso, o inGEN integrará o Sistema de Gestão da Operação (SGO) da Petrobras e dará cobertura de forma integrada aos procedimentos de pré-operação, operação em tempo real e pós-operação.

Isto significa que o suporte se estenderá à programação da geração, gestão de incidências e falhas, análise da disponibilidade, acompanhamento da produção e elaboração de informes de operação, entre outros.

Entre os benefícios decorrentes do projeto figuram a automatização das comunicações com os operadores técnicos da rede, a disponibilidade de informação em tempo real dos sistemas, a gestão centralizada e local da informação e a normalização dos processos de operação e unificação da informação.

O sistema inGEN também facilita o uso de indicadores comuns de gestão do parque gerador e a normalização de informes.

Parceira tecnológica da Petrobras há seis anos, a Indra mantém em Campinas (SP) um centro de excelência mundial para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas na área de energia, as quais estão implantadas em mais de 40 companhias de eletricidade do Brasil e da América Latina.

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais e tem uma cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais Estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.