Abradisti: mercado de distribuição cresce 7,6% em 2017

0

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação (Abradisti) anuncia os resultados da 7ª edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Distribuição de TI no Brasil. Realizada em parceria ao IT Data, a análise apresenta os principais indicativos de desempenho do segmento ao longo de 2017, incluindo dados de faturamento, número de empregos gerados, performance por categoria de produto e outras informações.

Entre os destaques, o estudo aponta a retomada do crescimento do setor, que faturou mais de R$ 11,3 bilhões no último ano – o que representa alta de 7,6% em comparação ao resultado do levantamento anterior. Para 2018, a expectativa é que o cenário siga a tendência de alta, fortalecido pela oferta de serviços e a inclusão de novos produtos ao portfólio.

Mariano Gordinho, diretor-executivo da Associação, avalia que a retomada da economia, mesmo que ainda tímida, ajudou a recuperar o otimismo do consumidor e isso permitiu o reaquecimento dos negócios também na escala dos distribuidores. "Vivemos um cenário de transformação, no qual os clientes querem mais eficiência e menores custos, o que impacta diretamente o nosso negócio. Por isso, é sempre importante lembrar a importância de se investir em soluções e ferramentas que ajudem a agregar valor continuamente à operação e à cadeia como um todo", avalia o executivo.

Categorias em análise: novas oportunidades em foco

Diante do cenário de alta, algumas categorias de produtos tiveram maior impacto o crescimento da área de Distribuição. O principal destaque, porém, não está diretamente ligado à TI: foi a venda de produtos não relacionados à Tecnologia da Informação, como TVs, Telefonia e outros, que teve a maior alta do ano. Ao todo, estes produtos ampliaram sua participação no mercado de 20,3% para 24,3%.

Na relação de destaques positivos da lista também está a categoria de Hardware, que se manteve como a principal fonte de receita da área, sendo responsável por 65% dos negócios das distribuidoras. Neste contexto, vale mencionar o comércio de componentes, que subiu de 12,6% para 13,1%, e de desktops, com alta acima de 10 pontos percentuais.

Por outro lado, alguns produtos não seguiram a tendência e registraram queda de participação. Entre eles está a venda de Software, que retraiu seu mercado de 13% para 11%, e de Impressão, que teve uma variação de 4,7 para 4,5%, na comparação entre 2016 e 2017.

Projeções para 2018

As projeções para 2018 indicam a manutenção do ritmo de crescimento do setor de distribuição de TI. Segundo Ivair rodrigues, especialista da IT Data, a recuperação econômica e o desenvolvimento de alguns setores deverão ser fundamentais para este movimento. "Nossa estimativa é que o mercado cresça, novamente, algo próximo de 7,5%, com faturamento acima dos 12 bilhões de reais", afirma.

Rodrigues destaca, também, que algumas categorias deverão atrair a atenção dos distribuidores. "A expectativa para este ano é que as vendas de desktops montados cresçam de 5% a 10%, e o principal impulso para isso vem dos PCs e componentes gamers", destaca, lembrando que a automação comercial é outra área em destaque, projetando crescimento de 7% para 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.