TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Abradisti: mercado de distribuição cresce 7,6% em 2017

Postado em: 22/04/2018, às 10:19 por Redação

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação (Abradisti) anuncia os resultados da 7ª edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Distribuição de TI no Brasil. Realizada em parceria ao IT Data, a análise apresenta os principais indicativos de desempenho do segmento ao longo de 2017, incluindo dados de faturamento, número de empregos gerados, performance por categoria de produto e outras informações.

Entre os destaques, o estudo aponta a retomada do crescimento do setor, que faturou mais de R$ 11,3 bilhões no último ano – o que representa alta de 7,6% em comparação ao resultado do levantamento anterior. Para 2018, a expectativa é que o cenário siga a tendência de alta, fortalecido pela oferta de serviços e a inclusão de novos produtos ao portfólio.

Mariano Gordinho, diretor-executivo da Associação, avalia que a retomada da economia, mesmo que ainda tímida, ajudou a recuperar o otimismo do consumidor e isso permitiu o reaquecimento dos negócios também na escala dos distribuidores. "Vivemos um cenário de transformação, no qual os clientes querem mais eficiência e menores custos, o que impacta diretamente o nosso negócio. Por isso, é sempre importante lembrar a importância de se investir em soluções e ferramentas que ajudem a agregar valor continuamente à operação e à cadeia como um todo", avalia o executivo.

Categorias em análise: novas oportunidades em foco

Diante do cenário de alta, algumas categorias de produtos tiveram maior impacto o crescimento da área de Distribuição. O principal destaque, porém, não está diretamente ligado à TI: foi a venda de produtos não relacionados à Tecnologia da Informação, como TVs, Telefonia e outros, que teve a maior alta do ano. Ao todo, estes produtos ampliaram sua participação no mercado de 20,3% para 24,3%.

Na relação de destaques positivos da lista também está a categoria de Hardware, que se manteve como a principal fonte de receita da área, sendo responsável por 65% dos negócios das distribuidoras. Neste contexto, vale mencionar o comércio de componentes, que subiu de 12,6% para 13,1%, e de desktops, com alta acima de 10 pontos percentuais.

Por outro lado, alguns produtos não seguiram a tendência e registraram queda de participação. Entre eles está a venda de Software, que retraiu seu mercado de 13% para 11%, e de Impressão, que teve uma variação de 4,7 para 4,5%, na comparação entre 2016 e 2017.

Projeções para 2018

As projeções para 2018 indicam a manutenção do ritmo de crescimento do setor de distribuição de TI. Segundo Ivair rodrigues, especialista da IT Data, a recuperação econômica e o desenvolvimento de alguns setores deverão ser fundamentais para este movimento. "Nossa estimativa é que o mercado cresça, novamente, algo próximo de 7,5%, com faturamento acima dos 12 bilhões de reais", afirma.

Rodrigues destaca, também, que algumas categorias deverão atrair a atenção dos distribuidores. "A expectativa para este ano é que as vendas de desktops montados cresçam de 5% a 10%, e o principal impulso para isso vem dos PCs e componentes gamers", destaca, lembrando que a automação comercial é outra área em destaque, projetando crescimento de 7% para 2018.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/services/22/04/2018/abradisti-mercado-de-distribuicao-cresce-76-em-2017/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial