TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudantes do ICT/Unifesp projetam aparelho de laboratório em impressão 3D

Postado em: 22/04/2018, às 11:17 por Redação

Estudantes da equipe Forgers, grupo de robótica formado por docentes, pós-graduandos e graduandos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, desenvolveram um aparelho de agitação para soluções e suspensões químicas/bioquímicas, muito utilizado em laboratórios de pesquisas, com apenas 10% do valor praticado em mercado, que é de R$ 5 mil.

As tecnologias utilizadas que possibilitaram o desenvolvimento do equipamento a um custo tão baixo foram a plataforma Arduino – sistema de código aberto (hardware e software) para prototipação rápida de eletrônica – e a impressão 3D.

Mateus Sousa Franco e Everton da Silva Coelho, responsáveis pelo desenvolvimento o projeto, são alunos do 4º e 5º anos, respectivamente, do curso de graduação em Engenharia de Computação do ICT/Unifesp. A construção do aparelho foi encomendada por Dayane Batista Tada, professora pesquisadora adjunto do instituto, e financiada com recursos de projeto de pesquisa da docente, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil.

O equipamento está em fase de testes e terá seu projeto compartilhado, em breve, para reprodução junto à comunidade científica por meio de uma plataforma ou repositório online conhecidos por disponibilizar gratuitamente esses tipos de projetos.

De acordo com Fabio Augusto Faria, professor adjunto do ICT/Unifesp e coordenador da equipe Forgers, a ideia é buscar parceiros que queiram ajudar no aperfeiçoamento do aparelho, principalmente em sua parte estrutural. "Nossa intenção é tornar o projeto mais robusto para produção em larga escala e assim atendermos a demanda já existente dentro de nossa instituição", afirma. "Atualmente, nossa estrutura de laboratório de desenvolvimento de projetos e o acesso a materiais são limitados".

Grupo de robótica Forgers

Fundado por dois alunos de graduação em Engenharia de Computação, Lucas Vecchete e Pedro Gaiarsa, o grupo de robótica Forgers nasceu em 2014, dentro do ICT/Unifesp, com o intuito de difundir o ensino dessa tecnologia não só entre os frequentadores do campus universitário, mas também dentro da cidade. A iniciativa deu tão certo que, em curto espaço de tempo, o grupo cresceu e conseguiu tornar-se parte do "Robótica sem Fronteiras", programa de extensão da Unifesp também coordenado pelo docente Fabio Augusto Faria, que visa à pesquisa e à multiplicação do ensino de robótica. Atualmente, a equipe desenvolve diversos trabalhos junto às escolas públicas da região, levando ensinamento de robótica utilizando kits da Lego por meio do projeto de extensão "Treinamento para Olimpíada de Robótica".

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top