CYLK lança solução de localização em tempo-real para o setor de Saúde

0

A CYLK, empresa do Grupo IHC, integradora de soluções de TI e Telecom, anuncia a disponibilidade de uma nova oferta de localização em tempo real para o mercado de saúde, projetada com soluções de parceiros estratégicos, que visa atender a uma demanda específica dessa vertical, em todo território brasileiro. Trata-se de uma Solução Integrada para localização em tempo real de pessoas e ativos hospitalares baseado na tecnologia RTLS – Real Time Location System e composta por infraestrutura de rede sem fio, monitoramento, segurança, TAG's ativas e passivas, software de Business Intelligence integrado ao ERP.

Segundo José Ricardo Maia Moraes, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CYLK, "Esta nova oferta atende a uma necessidade, cada vez mais crítica para o segmento de saúde, de localização de objetos e pessoas em tempo real em ambientes com grande fluxo de pessoas". A solução também estabelece uma "cerca eletrônica" que gera alarmes quando violada, reduzindo de maneira muito significativa o risco de erros e/ou fraudes em maternidades, por exemplo.

Através da integração com edifícios inteligentes (portas, elevadores, etc.), é possível obter um completo controle de segurança e rastreabilidade, além de reforçar diversos aspectos relacionados à segurança patrimonial, ganho de eficiência, planejamento, acesso à Internet para pacientes e acompanhantes, controle de ambulâncias, higiene, entre outros. Adicionalmente, muitos pontos da solução são aderentes a padrões e certificações internacionais como o JCI (Joint Commission International).

A solução integrada pela CYLK é constituída pelos seguintes parceiros e produtos:

  • A Aruba Networks, fabricante de equipamentos para redes sem fio, fornecerá infraestrutura de rede WiFi, controle de acesso e monitoramento;
  • As tags ativas e passivas, coletores e software de rastreamento em tempo real (RTLS) serão providos pela empresa turca de localização Sanitag;
  • Já o software de Business Intelligence terá a tecnologia da Veritas, empresa de gestão da informação.

De acordo com a CNS – Confederação Nacional de Saúde o Brasil possui, atualmente, mais de 495 mil leitos hospitalares distribuídos em 6.667 hospitais. Estima-se que o segmento de saúde tenha prejuízos associados da ordem de R$5 bilhões/ano localização de equipamentos, identificação de pacientes e gestão de estoque e suprimento de medicamentos.

Estudos apontam que, atualmente, enfermeiros gastam em média mais de 1hora por dia de trabalho apenas localizando equipamentos em hospitais, enquanto a média de ativos cadastrados (SKU's – Stock Keeping Units) é da ordem de 35.000 equipamentos com utilização inferior a 35%. O mesmo estudo mostra que a média de prejuízo apontado por furto de equipamentos ultrapassa R$12mil/leito no mundo e acredita-se que este número seja ainda mais dramático no Brasil.

"Observamos a necessidade de oferecer uma solução que fosse além da infraestrutura de TI para este mercado. A CYLK é pioneira em integrar os diversos componentes tecnológicos à plataformas de software e ERP, passando por TAGs e sensores direcionados para equipamentos médicos. Outro diferencial é o fornecimento de todo conjunto de serviços necessários, que abrande desde o projeto, passando pela implementação, operação, suporte, manutenção e monitoramento", explica Moraes.

Sobre a CYLK

Fundada em junho de 2010, a CYLK – membro do Grupo IHC – é uma empresa de integração de sistemas e serviços gerenciados em redes, data center e segurança -– certificada no padrão ISO/IEC 20.000 e focada em soluções líderes de mercado como Juniper, F5, Aruba, McAfee e CA.. Entre os principais clientes destacam-se Banco Itaú-Unibanco, BVM&F, UBS, BTG/Pactual, TOTVS, Sascar/Michelin, Decathlon, Tivit e Level 3. A CYLK está instalada em São Paulo e conta com escritórios de negócios em Curitiba e Rio de Janeiro.

Fórum de Saúde Digital

A solução da CYLK será apresentada no Fórum Saúde Digital 2015, que acontece dia 2 de julho, no WTC, em São Paulo, promovido pela TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.