Dassault Systèmes investe em programa educacional para acelerar adoção de soluções de PLM

0

A área de educação é muito importante e não existe um limite de investimento ou uma porcentagem pré-estabelecida da receita para ser alocada à área. A informação é de Thierry Collet, vice-presidente Global de Academia & Education da Dassault Systèmes, que esteve no Brasil visitando clientes, parceiros e universidades brasileiras.

THIERRY COLLET-6204A empresa, que atua no mercado chamado PLM – Product Lifecycle Management teve receita de US$ 3 bilhões em 2013, e uma das pioneiras do mercado de software ao criar em 1980 o Catia, ferramenta de desenho de produtos em 3-D. Em 1994 entrou no mercado de "maquetes digitais" usando também elementos em 3-D para criação de modelos virtuais para projetos sofisticados, como carros e aviões.

Em 1997, ela adquiriu a Solidworks, ocasião em que passou a oferecer soluções de gerenciamento de ciclo de vendas de produtos, abrindo o leque para ofertas em vários segmentos de mercado.

A empresa continuou a sofisticar suas soluções, ao incorporar aplicativos sociais e colaborativos, para tratamento das informações (Big data), agregando todos os recursos na solução 3DEXPERIENCE, que integra inclusive a participação do consumidor no desenvolvimento do produto através das ferramentas sociais, permitindo a uma empresa controlar todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção (com participação de colaboração e feed back das redes sociais), até entrega do produto final e sua posterior reciclagem.

O executivo ressalta que para a concepção de soluções inovadoras foram investidas horas de desenvolvimento e pesquisa em 34 laboratórios ao redor do mundo que somam mais de 4.500 funcionários alocados aos mesmos, onde "são realizados de testes, aplicação de conceitos, resolução de problemas e benefícios auferidos, que posteriormente são compartilhados com as universidades parcerias". Collet informou ainda que a Dassault Systèmes contabiliza mais de 100 universidades com programas de parcerias, sendo no Brasil, uma delas é a Instituto Mauá de Tecnologia, na grande São Paulo.

Outro fator relevante do programa educacional da empresa é o programa de ensino que oferece certificações aos estudantes e profissionais, que ao se formarem normalmente são mais valorizados pelo mercado e conseguem um incremento de 20% a 30% em seus salários.

A Dassault Systèmes conta com 190 mil clientes em 12 segmentos de indústrias diferentes em 140 países, motivo pelo qual desenvolveu uma plataforma de ensino a distância (EaD) multilíngua, para acelerar o ensino das diversas soluções. ''Temos um laboratório ao qual o estudante pode acessar via webcam e simular o design de um projeto para saber como ele ficaria em todos os detalhes. Por exemplo, o estudante pode simular como funcionaria um robô, seus movimentos, as visões por diversos ângulos, etc, de forma virtual, que está montado de forma virtual num local a quilômetros de distância'', exemplifica Collet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.