Transformação digital e a resistência das empresas

0

Transformação digital, um tema bastante explorado, que virou até moda e é apontado como remédio para a resolução de problemas atuais nas empresas. Mas, afinal, o que é transformação digital? Essa é a pergunta que todos fazemos.

Na sociedade atual, as pessoas buscam experiência, velocidade e menos intermediários nas relações entre clientes e empresas. Isso leva as companhias a reverem a forma como atuam, como fazem negócios e, principalmente, como conquistam os clientes.

E é nesse ponto que a tecnologia, com uma visão bem particular, vem transformando digitalmente as organizações e o modo que vivemos. Como melhorar, por exemplo, o processo de geração de notas fiscais, otimizar a forma que lidamos com as contas a receber, fazer com que o processo de entrega de produtos seja mais fluído, facilitando atividades corriqueiras. Ou seja, as empresas devem propiciar a melhor experiência ao consumidor.

Na hora de implementar a transformação, são diversas as perguntas que surgem na cabeça dos executivos. Como fazer? Devo montar uma startup? Remodelar a empresa? Comprar um software? Obviamente existem caminhos, e às vezes, a forma ideal para seu ecossistema ter mais do que uma resposta. A maravilha do mundo atual é a experimentação e a prototipação, os recursos tecnológicos e avançados fazem com que receber um serviço ou produto transformado seja uma jornada muito rica.

Muitas empresas já descobriram o caminho suave para a transformação digital. Por meio de métodos e visão empática de clientes, implementaram softwares acoplados a novos ou antigos processos que agregam resultados importantes para a sociedade, empresas e indivíduos. Nesse momento, os clientes começam a reconhecer as empresas como importante auxílio na hora de reduzir, otimizar e mostrar um novo caminho digital.

A transformação digital já aconteceu, a sociedade já está adotando as práticas e, hoje, é distante um mundo sem aplicativos para transporte, viagem, alimentação, vestuário, ingressos, supermercados, etc. O que nos resta é transformar nossos pensamentos para esse novo ecossistema em que vivemos.

Assim, respondendo à pergunta sobre o que é a transformação digital, pense mais simples, veja o mundo do ponto de vista da pessoa que recebe o serviço e/ou produto, elimine pontes e intermediários nas relações, use dados, inteligência e recursos computacionais disponíveis e atuais. Definitivamente, tudo ficou mais rápido, o volume de informações é infinitamente maior e há muito mais assertividade nas ações, onde todo mundo ganha. Portanto, mãos à obra!!!

Pedro Arruda, diretor de Tecnologia da Accesstage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.