Como a tecnologia móvel impulsiona a produtividade e ajuda a reter talentos

0

As linhas tradicionais que separavam a vida e o trabalho mudaram para sempre, por conta das ferramentas de mobilidade. Há menos e-mails acumulados, as mensagens são respondidas em segundos e os aplicativos foram otimizados para os usuários em trânsito.

E qual é a extensão dos benefícios da mobilidade nos negócios atuais? Os clientes sempre nos fazem perguntas para tentar quantificar essas melhorias, como "qual o aumento na produtividade da minha força de trabalho?" ou "qual o impacto da mobilidade na contratação e retenção dos funcionários?", por exemplo.

Em busca de respostas, a Aruba realizou um levantamento, com o apoio da unidade de pesquisa da The Economist (Economist Intelligence Unit – EIU), sobre mobilidade na força de trabalho global. Divulgado em abril, ele forneceu percepções sobre os benefícios do investimento em tecnologias que melhoram o engajamento dos funcionários e os resultados dos negócios.

GenMobile

Primeiro, o estudo mostrou que há um conceito equivocado, porém muito comum, de que a geração batizada como Millenium é a que mais se beneficia ao estar conectada e com mobilidade. Isso não é verdade.

A pesquisas aponta que os trabalhadores ao longo de todo o espectro – de 18 a 65 anos – têm perspectivas semelhantes sobre a importância da mobilidade e ambientes de trabalho conectados. Os resultados mostram que 100% dos funcionários entrevistados possuem smartphone ou usam um celular da empresa, ou os dois.

Em outras palavras, todos os funcionários fazem parte da GenMobile (a geração conectada e com mobilidade), que é um parâmetro demográfico que não leva a idade em consideração, melhor descrito com base na afinidade por dispositivos móveis, não pelo ano de nascimento. Os funcionários estão aptos para a mobilidade, e o fato se uma empresa tira ou não proveito disso tem um impacto direto no desempenho dos negócios.

Mobilidade vai além da rede wi-fi

É importante compreender que a disseminação da mobilidade no trabalho vai além do fornecimento de uma rede sem fio para acesso à internet de alto desempenho. Isso envolve também pegar as ferramentas que intensificam o espírito criativo e colaborativo, que é um requisito fundamental para que qualquer empresa seja inovadora, e disponibilizá-las em sua organização.

Nosso estudo mostrou que os principais condutores na questão da mobilidade são duas vezes melhores na entrega de ferramentas flexíveis e colaborativas no trabalho. Eles também são três vezes melhores no suporte a configurações do ambiente de trabalho de qualquer lugar e a qualquer momento. Essas áreas de trabalho fornecem aos funcionários opções de interação com as pessoas apropriadas em dias e projetos específicos.

As empresas com foco em mobilidade apresentam outras vantagens competitivas, que incluem:

  • Elas são 1,5 vez melhores no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • 2,5 vezes superiores quando o assunto é promover inovação e criatividade.
  • 2 vezes melhores em conseguir o melhor de seus funcionários.

Ganho de 320 horas por ano, por funcionário

Nas empresas "mobile-first", um projeto que geralmente levaria oito horas para ser concluído é feito em cerca de sete horas. Isso corresponde a um ganho de aproximadamente uma hora por pessoa, não importa o tamanho, o tipo ou a localização da empresa.

Analisando isso em detalhes, esse ganho na produtividade a cada dia de trabalho corresponde a cerca de 320 horas por ano. Isso significa mais de oito semanas adicionais de produção por funcionário. Em termos gerais, esse benefício é enorme. Para uma organização global com 10.000 funcionários, isso representa 3,2 milhões de horas de produtividade recuperadas anualmente, ou 80.000 semanas.

Atração e retenção de talentos

Além da produtividade, quando conversamos com os empregadores, geralmente ouvimos sobre a importância de atrair e reter talentos para impulsionar a inovação. Em geral, as empresas com foco na mobilidade são três vezes melhores na atração de trabalhadores. Elas também apresentam maiores taxas de retenção, relatando fidelidade do funcionário 21% maior.

Da perspectiva do funcionário, um quarto de todos os trabalhadores disse que a possibilidade de trabalho remoto é o principal fator para aceitar um emprego. Regionalmente, o impacto pode ser ainda maior. Por exemplo, mais de um terço dos funcionários afirma que a mobilidade é seu principal fator na hora de escolher um emprego na Alemanha (36%) e no Japão (38%).

O estudo mostra ainda que há um grande campo a explorar para a mobilidade: somente 11% de todas a companhias têm uma estrutura otimizada nesse aspecto. Além disso, pelo menos 50% das organizações foram consideradas atrasadas em relação ao trabalho móvel.

Todas empresas são capazes de ganhar com a mudança da abordagem. Afinal, com investimentos criteriosos e estratégicos em mobilidade, grandes oportunidades surgem para ganhar competitividade e conquistar uma melhor posição no mercado em relação à concorrência.

Hilmar Becker, country manager da Aruba no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.