Quatro fatores necessários para implementação de um Customer Engagement Center

0

Muito tem se falado sobre a experiência do cliente e sua lealdade às marcas, mas há ainda muito que se discutir sobre o conceito de Customer Engagement Center(CEC) ou centro de fidelização/compromisso do cliente. O CEC refere-se à próxima geração de ferramentas de atendimento ao cliente. O que todas as empresas buscam é o diferencial competitivo. Mas o que elas procuram realmente para impressionar? Simples: vender mais e melhor e com mais lucratividade.

Para isso as empresas precisam impulsionar seus centros de comprometimento, transformando clientes em fãs e compradores em embaixadores da marca. Esse é o objeto do desejo deste novo centro de relacionamento: excelência e lealdade do cliente.  Mas quais são os quatro fatores básicos necessários para se implementar uma boa estratégia de CEC?

  1. Entender o cliente. Hoje em dia não apenas os clientes mudaram, mas também seu comportamento e a maneira de se expressar. Acreditem, ainda existem empresas que querem vender como há 30 anos. Pergunte-se o que seu cliente deseja e o que o faz feliz. Você vai se surpreender: se antes ele queria "uma gravata para ir trabalhar"hoje ele quer "uma gravata que faça ele se sentir bem". Anteriormente, ele compraria em uma loja física e estabeleceria um relacionamento com o vendedor. Agora ele faz isso por meio de e-commerce, situação em que inexiste o contato pessoal e compromisso. Você está cobrindo essas lacunas?
  2. Seja proativo em seu negócio. Devemos fazer perguntas como: Sou capaz de proporcionar uma experiência unificada com a minha marca? Minha equipe está pronta para adotar esta nova estratégia? É importante compreender que não vendemos mais isoladamente, mas socialmente. Temos de ser capazes de reagir rapidamente a mudanças e se adaptar ao novo e ao que está por vir.
  3. Interações de personalização. Cada interação é uma oportunidade. Os clientes procuram experiências e boas experiências são atividades em que ele se sente tratado com exclusividade.
  4. Ser capaz de oferecer uma experiência omni channel única. De acordo com o Gartner, o Customer Engagement Center é um passo além da multicanalidade. Tem ferramentas integradas de workflowque permitem agregar valor por meio de acompanhamento e monitoramento. Falamos também sobre tecnologias capazes de trabalhar com as infraestruturas mais antigas e as modernas com novos dispositivos que suportam aplicativos, todos perfeitamente integrados sem perder informações ou dados entre aparelhos ou canais.

Para implementar com sucesso o Customer Engagement Center, é necessário ter a tecnologia correta. No relatório do Gartner sobre Capacidades Críticas para Infraestrutura de Contact Center, o instituto estabelece quais as características que uma solução tecnológica perfeita deve ter para atender a essa nova tendência.

Chelo Jimenez, diretora de marketing da Presence Technology.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.