AES Tietê otimiza processos de compra com plataforma SAP Ariba

0

Presente em 18 países, a AES Corp é uma das maiores companhias mundiais de geração e distribuição de energia elétrica, utilizando diferentes tecnologias e matrizes energéticas. No Brasil desde 1997, o Grupo atua através de cinco empresas, principalmente na geração, comercialização e distribuição de energia elétrica, empregando mais de 20 mil colaboradores, respondendo por 14,4% da energia distribuída e 2,5% da energia gerada no País, atendendo 24 milhões de pessoas.

Em 2016, dentro de sua política de inovação e excelência, a AES iniciou um processo de  de seleção de uma ferramenta capaz de visualizar e padronizar globalmente seus processos de compras. "A corporação adotou o SAP Ariba como uma ferramenta ing para todas as suas unidades", explica Anderson de Oliveira, COO da AES Tietê.

Anderson explica que, como a AES já possuía os módulos financeiros da SAP padronizados em todas as Unidades de Negócio Estratégicas – SBUs, a solução Ariba foi adotada também visando a integração entre os módulos e para facilitar a gestão dos processos. "Isso também atende a estratégia de padronização e ganhos de escala e otimização dos processos".

Em linha com a estratégia do grupo AES no mundo, a AES Tietê deu início à implementação da solução SAP Ariba Collaborative Sourcing Pro em julho de 2016, com a participação dos times da SAP e da Stratesys. O trabalho contou com a contribuição das áreas de Suprimentos e TI da AES Tietê. O go live aconteceu em novembro de 2016 e hoje todos os cinco compradores da unidade utilizam a solução Ariba

"Todos os nossos fornecedores também foram receptivos à ferramenta", conta Anderson. Ele destaca entre os principais benefícios trazidos pela solução "a existência de uma única fonte confiável e segura de informações. "A solução garante compliance e ao mesmo tempo agilidade e rastreabilidade dos processos de compras, além do acesso democrático aos indicadores e maior facilidade para as auditorias", salienta.

Outra vantagem salientada pelo executivo é que o SAP Ariba permite a criação de relatórios acessíveis em real time. "Hoje, a corporação tem acesso seguro e a qualquer tempo aos dados de suas unidades de negócios em todos os países e nós temos mais visibilidade dos processos mundiais", afirma Anderson.  Para o executivo, com a solução Ariba, a AES Tietê assegurou maior rastreabilidade dos processos, padronização e controle de KPI´s e transparência perante o mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.