Revolução móvel: O que significa o paradigma "Computing Everywhere" para as empresas

0

De acordo com a empresa GSMA, as vendas de tablets no Brasil devem chegar a 10,7 milhões de unidades vendidas em 2014. Estima-se que existam, atualmente, mais de 11 milhões de tablets em uso, e que 2014 fechará com 41 milhões de usuários de smartphones somente no Brasil. Em seu relatório "Mobile Economy Latin America 2013", a GSMA prevê ainda que haverá 500 milhões de conexões banda larga móvel na América Latina até 2017. O Gartner estima que neste ano 1.862.766 milhões de telefones celulares e 256.308 milhões de tablets serão vendidos ao redor do globo.

A transformação que isso significa para as empresas é enorme, já que a computação móvel muda a maneira de se operar um negócio, gerar e gerenciar informações. Cada vez mais, funcionários, parceiros e clientes estão ligados às organizações por meio de seus dispositivos móveis.

Este fenômeno é chamado de "Computing Everywhere" (computação em toda parte) e é, de acordo com a Gartner, uma das dez tendências tecnológicas estratégicas em 2015. A IDC prevê que as empresas irão colocar uma ênfase crescente nas necessidades dos usuários móveis em diferentes contextos e ambientes.

A peça que faltava

Como observou recentemente Craig Muzilla, vice-presidente sênior da Plataforma de Aplicativos Red Hat, "é hora de nos tornarmos móveis." Em um forte compromisso com este mundo, a Red Hat adquiriu a FeedHenry, uma plataforma móvel para empresas baseadas em nuvem. A partir de agora, vamos adicioná-la à nossa solução de serviço, que oferece desenvolvimento de aplicativos móveis.

"As empresas poderão criar, implantar e gerenciar aplicativos escaláveis para dispositivos móveis com o poder e a flexibilidade da infraestrutura de nuvem e soluções de middleware da Red Hat", escreveu Muzilla. Algumas poucas plataformas de middleware já estão disponíveis para ajudar as organizações a construir aplicações móveis em tempo real e em escala empresarial. Mas, como disse Muzilla, isso está prestes a mudar.

As organizações estão começando a desenvolver aplicações inteligentes para garantir o acesso à informação, assim como seu processamento. Esses novos aplicativos estão executando tarefas críticas relacionadas a finanças, produção ou informações ligadas ao capital humano estratégico, o que gera uma maior demanda para a infraestrutura de TI, que deve se adaptar a esta nova dinâmica, com níveis de segurança, velocidade e excelência exigidos pelas empresas.

Isto é o que fornece a plataforma de soluções da Red Hat, tendo em conta, como primeiro passo, a onipresença da tecnologia móvel e a eficiência da nuvem.

Exemplos da vida real

Como exemplo interessante de uma empresa que adotou soluções móveis críticas, pode-se citar a britânica Network Rail, que criou, junto com a Telefónica Digital e a FeedHenry, aplicativos que permitem aos seus 22 mil trabalhadores das áreas de manutenção e operações, relatar emergências por meio de seus smartphones, além de manejar funções de geolocalização e gerir os ativos no chão, com o impacto resultante sobre a eficácia do serviço. Estes tipos de aplicações em larga escala são possíveis integrando sistemas de backend com o FeedHenry.

A experiência da equipe FeedHenry da Red Hat indica que, cada vez mais, as grandes empresas consideram tablets e smartphones como dispositivos ideais para uso externo, além das áreas de vendas, logística e outras operações relacionadas ao negócio. Características tais como aumento de memória, recursos de câmera e recursos de segurança podem ajudar a trazer esses dispositivos para uma base mais ampla de aplicativos de negócios móveis, que ajudem a gerar maior valor para as empresas. Combinados com o poder da conectividade de dados em tempo real, esses recursos podem transformar tablets e smartphones em poderosas ferramentas para o crescimento sustentável dos negócios.

Gilson Magalhães, gerente regional Brasil da Red Hat.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.