Construtora MAC adota soluções de análises preditivas para o setor imobiliário

0

A MAC, uma das maiores construtoras e incorporadoras de São Paulo foi, também, uma das pioneiras a implementar as ferramentas de visualização de dados e análises preditivas com o SAS Visual Analytics e o SAS Forecasting Studio, voltadas para o mercado imobiliário.

Segundo Ricardo Mazzo, gerente de TI da MAC,a adoção desses softwares tem como objetivo inicial mapear o público de interesse e elaborar ações personalizadas de marketing, de acordo com o perfil de cada indivíduo. "Muito além de analisar dados passados, queremos olhar para frente, trabalhando de forma preditiva com os nossos clientes", afirma ele.

A expectativa é que a utilização do VA e Forecast Studio traga uma redução do tempo de análise de quatro horas para apenas meia hora, diminuindo em praticamente 90% o tempo gasto, bem como aumentos da assertividade e da visibilidade das informações. Até o final do ano, Mazzo espera que o sistema esteja 100% operacional em toda a empresa, uma evolução alcançada principalmente neste primeiro semestre.

Antes da adoção das ferramentas do SAS, a MAC trabalhava com um banco de dados segmentado por departamentos, utilizando planilhas dinâmicas, com os dados estruturados no Excel. A área comercial, por exemplo, fazia o mapeamento dos clientes e a evolução dos relacionamentos por meio dessas tabelas. "Não estava sendo suficiente, pois não comportávamos mais o volume crescente de dados e precisávamos de uma governança organizacional, tanto para a eficiência operacional como a segurança desses dados", afirma o gerente de TI da construtora.

O SAS Visual Analytics foi a ferramenta que a MAC encontrou para atender a essas necessidades específicas, combinando o poder analítico com uma interface friendly-user, ou de fácil geração e visualização dos gráficos estatísticos. Além disso, o SAS Forecast Studio foi escolhido para gerar relatórios preditivos de forma automatizada.

Segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), ao final do ano passado, o setor imobiliário apresentou queda de 50% em relação a 2014, bem como uma redução de quase 40% em novos empreendimentos lançados. Entre os principais culpados está o aumento das taxas de juros e a dificuldade de liberação do crédito imobiliário, diminuindo a procura e aumentando a devolução das unidades em financiamento.

Diante desse cenário, otimizar os custos e investir em ações mais assertivas são as grandes preocupações das incorporadoras. "Com os dados coletados e analisados, é possível identificar os bairros mais atraentes para determinado cliente, o tempo de deslocamento e dezenas de outras informações que, combinadas, oferecem a possibilidade de mapear os clientes, empreendimentos e investimentos mais promissores. O objetivo é estar sempre um passo à frente dos concorrentes em inteligência de negócios, combinando a experiência e conhecimento da MAC no setor imobiliário com a capacidade analítica e preditiva do SAS", conclui Mazzo.

Atualmente, a MAC já está treinando as equipes comerciais e da área de planejamento financeiro, que serão os primeiros a implementar e coletar resultados do VA e Forecast nas operações. Futuramente, outros departamentos da empresa, como Recursos Humanos, Novos Negócios e Inteligência de Mercado, também utilizarão as novas ferramentas para aperfeiçoar as operações da construtora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.