Qual o melhor, Data Center in-house ou as a Service?

0

A imagem clássica, colorida e imponente de uma grande sala lotada de servidores no data center está se tornando cada vez mais rara. Em um momento em que muitos falam do XaaS – Anything as a Service ou Tudo como Serviço – é natural que pensemos na possibilidade de ter um Data Center as a Service (DCaaS).

No entanto, nem sempre foi assim. Muitas empresas pagavam por equipamentos, equipes de manutenção e espaço para ter um Data Center in-house, afinal, ele era a maneira mais segura de armazenar aplicações e informações confidenciais. As empresas não tinham confiança em deixar seus conteúdos mais preciosos fora de casa. Além disso, havia a preocupação com a velocidade e efetividade com que essas informações seriam transmitidas, pois era necessária uma conexão privada que pudesse suprir isso.

Além disso, uma característica do data center in-house era a necessidade de profissionais dedicados para a administração, que muitas vezes não pertenciam à área de atuação daquela empresa. Afinal, por que uma transportadora de alimentos, por exemplo, precisa ter uma equipe de TI enorme e altamente especializada?

Esses aspectos foram superados com a criação dos Data Centers as a Service. Empresas especializadas que criam grandes centros de dados e segmentam essa tecnologia para suprir a demanda de companhias de outras áreas, mas que precisam de grandes espaços para armazenagem eficiente de suas informações.

Os DCaaS trouxeram ao mercado uma possibilidade de flexibilidade e agilidade. Quando existe um data center in-house, se for necessário expandir a capacidade de armazenamento, será preciso comprar novos equipamentos, alugar um espaço maior e contratar mais pessoas. Quando o serviço é terceirizado, a cada aumento ou diminuição, uma mudança simples no contrato pode resolver o problema.

Além disso, existe a economia do espaço físico, que gera a redução de energia elétrica, já que esses equipamentos precisam de ambientes altamente controlados. Com isso, surge a possibilidade de deixar a administração dos equipamentos nas mãos de empresas especializadas e poder focar completamente no negócio. Outra vantagem que enxergo é a segurança de que as informações estão protegidas de qualquer problema climático ou estrutural que a empresa possa sofrer, pois o servidor está fisicamente alocado em outro lugar, geralmente mais preparado para abrigar esses aparelhos, com geradores de energia e proteção contra acidentes físicos.

Como garantir conectividade e segurança?

Para mim, que atuo há muitos anos nas áreas de telecomunicações e conectividade, acredito que ter uma transmissão de dados eficaz, de alta velocidade, com criptografia e segurança é um ponto primordial, e isso vale para qualquer empresa e situação. Para obter isso, adquirir um serviço de rede SD-WAN (rede de longo alcance definida por software) ao fazer a contratação do DCaaS pode ser fundamental para que os serviços funcionem corretamente. 

As redes definidas por software ajudam numa melhor orquestração da conectividade, ou seja, com isso, a transferência dos dados da empresa pode ser administrada de forma clara e precisa. Além disso, a SD-WAN cria um túnel totalmente seguro para as informações saírem do centro de dados e chegarem à empresa. Essas redes podem ainda ser utilizadas em combinação com outros serviços, criando uma conectividade híbrida e apropriada para cada perfil, sendo assim uma vantagem para companhias de todos os portes.

E quem já possui um Data Center próprio robusto?

Claro que existem companhias que já investiram em seus próprios centros de armazenamento e precisam fazer valer esse investimento. Acredito que uma solução viável para empresas de tecnologia que possuam esses DCs seja terceirizar este espaço para outras companhias, aproveitando assim o momento promissor deste mercado.

No entanto, caso não seja a situação da sua empresa, pois atue em um mercado completamente diferente do de tecnologia ou simplesmente não queira apostar em terceirização de serviços, é possível manter esses servidores e utilizar uma boa rede SD-WAN para ajudar no gerenciamento de toda sua informação, podendo assim ter uma administração centralizada dos serviços, o que otimizaria em muito o uso dos servidores.

No entanto, como o Gartner coloca em seu relatório The Data Center Is Dead, and Digital Infrastructures Emerge (O Data Center está morto e a infraestrutura digital emerge), é possível que os Data Centers in-house se tornem uma raridade em um futuro próximo, por conta das imensas vantagens que o DCaaS possui.

Em 2025, 80% das empresas terão abandonado os DCs tradicionais e adotado o serviço terceirizado. Observo que isso se dá muito pela evolução da tecnologia, conectividade e segurança da informação como um todo e também porque as empresas perceberam que precisam focar seus esforços em ter conhecimento pleno de seu próprio mercado, investir em contratar uma mão de obra pertinente ao setor e em tecnologias que otimizem sua atuação, algo muito mais viável quando não precisam se preocupar em ter um centro de dados próprio.

Leandro Laporta, diretor de Arquitetura de Soluções para a América Latina da Orange Business Services.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.