Nexans e Ffly4u conecta clientes para suas bobinas de cabos através de IoT

0

A Nexans anuncia parceria, com a Ffly4u, especializada em Internet das Coisas Industrial, para juntas serem pioneiras no serviço de rastreamento e gerenciamento de bobinas, facilitando aos seus clientes a localização de suas bobinas e a quantidade de cabos que não foram utilizados em projetos diversos de cabeamento.

Pensando no caráter de inovação da empresa, nos problemas com o fornecimento de serviços do transporte de cabos da fábrica para os seus clientes e em como esses armazenam os produtos, a Nexans busca otimizar os gastos de seus consumidores com todo o processo logístico – seja da saída de suas unidades fabris ate à chegada final ao site de cada projeto ou mesmo na ponta, dos dealers e resellers.

Com esse valor agregado e com foco em oferecer a melhor relação qualidade com eficácia e eficiência, a Nexans uniu forças, há cerca de 18 meses, com a Ffly4u para realizar um programa piloto na frota Enedis, companhia  de serviço público, gestora da distribuição dos serviços de eletricidade francês, com 404 mil pessoas conectadas. Os primeiros testes na Enedis serão realizados em cerca de 40 mil bobinas de cabos.

A Ffly4u tem experiência em desenvolvimento de sensores sem fio, bem como de sistema de comunicações e infraestrutura de gerenciamento que os suporta. Na parceria firmada com a Nexans, a Ffly4u atuará desenvolvendo o sensor a pilhas, elemento chave para o monitoramento dos ativos (cabos). O mecanismo é incorporado dentro de cada uma das bobinas de madeira, usada para transportar cabos para os projetos de infraestrutura de energia da Enedis.

Esse dispositivo fornece uma maneira única de identificação tanto da bobina quanto do tipo e da quantidade de cabo que ele carrega. Ele se conecta sem fio a um sistema de gerenciamento, baseado em nuvem, que fornecerá à Nexans e à Enedis informações em tempo real sobre a localização do material e seu status em todo o trajeto (condições de temperatura, impactos em função no transporte, umidade, etc). Entre as informações que o sensor fornece estão quantos cabos foram usados em cada projeto, planta, instalação e quando estrá pronto para coleta – assim que estiver vazio.

Um dos benefícios financeiros mais importantes oferecidos pelo serviço de rastreamento é que ele ajuda a reduzir a quantidade de tempo em que as bobinas vazias são deixadas no local esperando recolhimento, o que resulta em redução de custos e melhor eficiência no processo. O serviço também permite que os operadores do local planejem suas operações diárias de forma mais eficaz, já que podem localizar o produto facilmente, além de passar a ter um conhecimento detalhado do tipo e quantidade de cabo em cada bobina.

Além disso, ele oferece um benefício ambiental significativo, pois as bobinas nunca serão perdidas ou abandonadas – evitando o descarte da madeira e reaproveitando-a. O rastreamento ajuda ainda a eliminar o risco de roubo de cabos, pois o dispositivo dispara um alarme se o material for movido para fora do perímetro pré-definido ou durante períodos não operacionais, como em transporte noturnos ou em regiões inseguras.

"Nosso novo serviço baseado em sensores está levando o rastreamento e gerenciamento da frota de tambores de cabos para o próximo nível, com economia de custos de 20% facilmente alcançável para as bobinas de cabos de média tensão. E se lançado para bobinas de cabos de alta tensão que podem custar 10 vezes mais, a economia potencial passa a ser enorme", diz Olivier Pinto, diretor de Serviços da Nexans Europa.

"O conceito já foi provado em um projeto de 100 bobinas e o próximo passo é estendê-lo a vários milhares. Enquanto os bobinas são um objetivo imediato, a tecnologia de rastreamento sem fio poderia ter muitas outras aplicações para infraestrutura elétrica, como transformadores e geradores. Este é um exemplo muito importante do nosso compromisso de estender da Nexans, fabricante de cabos, fornecedor de um serviço completo", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.