Cloud Computing: vale a pena usar a nuvem no processo de outsourcing de impressão?

0

Até pouco tempo atrás quando se falava em cloud computing o tema soava como uma tendência que não parecia chegar tão logo por aqui, principalmente por conta do fator segurança da informação. O ponto é que esse cenário mudou. A computação em nuvem evoluiu muito no mundo corporativo nos últimos anos e, hoje, já é uma realidade das empresas que querem otimizar seus recursos e reduzir custo.

Muito disso ocorreu por conta do aumento das ofertas as a service, como o próprio SaaS (Software as a Service). Para se ter uma ideia,  temos um dos principais CRM do país, o Salesforce, rodando 100% em cloud. Isso é a maior prova da superação da barreira de confiança e segurança. Somente em 2017, os serviços em cloud computing cresceram 51,7% no Brasil, de acordo com dados da Brasscom.

A verdade é que o uso da nuvem traz uma série de vantagens para as companhias. O custo de aquisição e manutenção de servidores pode onerar demasiadamente o custo-benefício de uma empresa e a computação em nuvem veio para solucionar essa equação.

E isso também é possível quando falamos de outsourcing de impressão. Como a nuvem é ampla, e está sempre lá, é possível acessá-la de qualquer lugar, a qualquer momento, para quase toda necessidade corporativa.

A nuvem passou a ser um grande repositório virtual de dados, composto de tijolos bem sólidos: servidores localizados em diversos lugares, mas disponíveis para prover necessidades variadas das empresas que utilizam o serviço. Mas como esse serviço é oferecido à distância, por meio de conexões impalpáveis (sem um meio físico ligando o usuário ao servidor), o termo "nuvem" se consolidou na descrição do processo.

Para que as empresas aproveitem melhor o potencial da cloud no processo de outsourcing de impressão é preciso buscar uma aplicação embarcada, que permite fazer a conexão de uma multifuncional com nuvens disponíveis no mercado (Google Drive, DropBox, Evernote, SharePoint etc.), para envio de digitalizações e realização de buscas/impressão de documentos. Tudo diretamente do painel do equipamento, sem necessidade de aplicações adicionais no computador.

Ao fazer essa opção, os documentos podem ser digitalizados e replicados para a nuvem de forma rápida e fácil, fornecendo uma importante ferramenta de apoio para profissionais de campo – como time de vendas, representantes, consultores etc. – que têm acesso aos documentos digitalizados automaticamente, de qualquer local, utilizando tecnologia 3G/4G em smartphones e tablets. O documento também fica disponível para impressão em NFC, smartphone e RFID.

O armazenamento das informações na nuvem é executado por meio do Enterprise Content Management (ECM), que cria todos os processos de aprovação, mensageria e pesquisa de documentos. Após a digitalização da informação, o documento é enviado para o armazenamento na nuvem, onde segue um fluxo que ocorre através do Workflow, plataforma que gerencia todos os documentos em diversos setores da empresa. O acesso é realizado por uma plataforma web e capturado por diversos meios de digitalização, as impressoras, scanners e até mesmo os smartphones.

Apesar das vantagens da implementação das nuvens, existem alguns riscos que envolvem segurança associados a tecnologia. Compliance, comportamento malicioso, falha no provedor, indisponibilidade do serviço, eliminação de dados e proteção de dados, fazem parte dos tormentos que enfrentamos. Os riscos de segurança não incluem somente os dados digitais, mas também os documentos em papel.

O mercado brasileiro, por exemplo, ainda não está 100% preparado e a desconfiança em deixar informações relevantes saírem da política de segurança sempre foi a maior preocupação das empresas. Em contrapartida, a proposta evoluiu muito e incorporou conceitos híbridos, onde parte das informações hoje são armazenadas na infraestrutura do cliente, enquanto outras ficam de fora, mas tudo se conversa e integra. Para isso, é fundamental entender quais são os conteúdos que podem sair da empresa.

É necessário ter em mente que a partir do momento que o documento se torna digital, ele precisa estar em uma plataforma que garante a Segurança da Informação. A implementação do documento ECM, por exemplo, assegura confidencialidade, integridade e disponibilidade, além de permitir controlar o fluxo incorporando funcionalidades adicionais que aumentam o nível de segurança.

A resposta à pergunta inicial é sim. Vale a pena usar a nuvem no processo de outsourcing de impressão, desde que você tenha um parceiro preparado com uma solução robusta para atender a necessidade da sua empresa, garantindo a segurança dos dados.

Paulo Theophilo Moreira Junior, diretor de marketing da Simpress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.