Estudo mostra retração no mercado de cloud e data center no Brasil

0

A Nutanix anuncia pesquisa inédita sobre implementações de nuvem nas principais empresas brasileiras e como elas se comparam às experiências e planos de outros players ao redor do mundo. As respostas brasileiras se mostraram similares as dos respondentes internacionais em aspectos como planos de nuvem, experiências e benefícios percebidos e critérios de tomada de decisão, porém, com divergências em outras conclusões.

Em relação a redução do uso de data centers tradicionais, empresas brasileiras pretendem diminuir em cerca de 2,5 vezes o seu uso, além de diminuir a utilização de nuvem privada em cerca de 1,5 vezes nos próximos dois anos. Ao mesmo tempo, o planejamento mostra aumento no uso de nuvens híbridas, com execução de mais workloads locais do que em qualquer outra localização. Organizações locais aumentarão ligeiramente o uso de nuvens públicas únicas e o uso de multicloud durante o mesmo período, passando de 18% em 2018 a 27% até o final de 2020.

Em relação aos data centers tradicionais, o Brasil tem mostrado padrão moderado de execução. Hoje as empresas concentram mais workloads em data centers tradicionais e nuvens privadas, com 46% da distribuição, em relação às médias das empresas globais e das Américas, ambas com 41%. Mas, ainda existe um caminho a percorrer em relação à adoção de nuvem híbrida, com 18% do total (contra 22% nas Americas) e ao uso de serviços de nuvem pública (11% no Brasil, contra 14% das empresas globais).

Sobre a transferência de workloads para ambientes em nuvem nos próximos 12 a 24 meses, o Brasil deve seguir a tendência mundial de expansão e crescimento, apesar de ainda ficar atrás do restante do mundo na adoção da nuvem híbrida. O percentual brasileiro será de 27%, enquanto os dados nas Américas e global chegarão a 39% e 41%, respectivamente.

"À medida que as empresas exigem maior mobilidade e operacionalidade de aplicações, elas estão escolhendo cada vez mais a infraestrutura de nuvem híbrida No entanto, os resultados deste estudo revelam uma lacuna importante no mercado: as organizações precisam de talentos de TI para gerenciar seus modelos de nuvem híbrida, especialmente nos próximos 12 a 24 meses," disse Ben Gibson, diretor de marketing da Nutanix.

Nuvem pública

Embora empresas por todo o mundo tenham relatado que extrapolaram seus orçamentos com gastos de serviços em nuvem pública, o Brasil não segue o mesmo ritmo. As implantações de serviços de nuvem pública excederam 36% dos orçamentos de TI em nível global e 30% na região das Américas. No entanto, apenas 22% das empresas brasileiras informaram ultrapassar seus orçamentos de nuvem pública.

Em termos de quão bem as nuvens públicas atenderam às expectativas das empresas, no Brasil, 57% dos entrevistados disseram que todas as suas necessidades estavam sendo atendidas pelos serviços de nuvem pública, índice bem acima da média global de 42% e Américas com 53,5%. Apenas os EUA, com 60%, têm níveis de satisfação superiores aos do Brasil. A segurança e a conformidade de dados é o item com maior benefício dentro da nuvem pública para empresas globais e nas Américas, mas não para o Brasil. Este item obteve apenas 25% na pesquisa brasileira, ficando no lugar atrás do menor TCO, o maior benefício listado pelos brasileiros com 27%.

Os departamentos de TI corporativos usam vários critérios para decidir qual infraestrutura usar para suas várias aplicações. A segurança de dados e a conformidade novamente obtiveram a melhor classificação entre os entrevistados globais (31%), das Américas (33%) e agora também no Brasil (37%).

Em geral, os entrevistados selecionaram o custo, em segundo lugar, como o principal critério, novamente com o Brasil selecionando esse fator com mais frequência do que seus pares em outras regiões. Todos os entrevistados também selecionaram o desempenho como o terceiro fator mais frequente.

"Embora o advento da nuvem pública tenha aumentado a eficiência de TI em determinadas áreas, os recursos de nuvem híbrida são o próximo passo para fornecer a liberdade de provisionar e gerenciar dinamicamente os aplicativos com base nas necessidades de negócios", salientou Gibson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.