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Cooperativa reduz prazo de entrega de flores em 24% usando solução de voz

Postado em: 25/02/2019, às 19:25 por Redação

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas entre os processos de venda de flores, um dos mais utilizados é o leilão. Por ele, a cooperativa de produção de flores Veiling registra a maior parte de suas vendas, que chegam a 20 mil por dia contando com e-commerce e intermediação. Para lidar com tal volume, a empresa passou a contar com uma solução de voz capaz de facilitar a separação dos produtos, reduzir os prazos de entrega e otimizar as tarefas diárias.

As vendas por leilões duram um segundo e meio, já que utilizam um sistema onde os produtos são apresentados em carrinhos e vendidos ao cliente que fez o maior preço primeiro. Essa velocidade cria um desafio para organizar todos os produtos para os compradores certos e é aí que entra a solução de voz.

"Todas as transações e vendas passam por um processo logístico de recebimento, aí entra a distribuição, onde é feito todo o processo de separação dos produtos através do sistema pick-by-voice da Seal Sistemas", diz Jorge Possato, gerente de logística e facilidades do Veiling. "O sistema identifica quem foi que fez aquela compra e onde aquele produto tem que ser distribuído. Dessa forma, é possível verificar se o produto está sendo entregue no local correto", explica.

O Veiling funciona como uma ponte entre os produtores e atacadistas nesse segmento, com aproximadamente 400 produtores cooperados. Quando o produto sai do leilão, o colaborador do Veiling que utiliza o sistema de voz e trabalha na logística já sabe onde deve colocar cada ítem.

"Além disso, o gestor da cooperativa consegue ter uma visão geral da solução, quem comprou, a quantidade, a separação automatizada de onde deve ser colocado cada produto, se o item está ok, entre outras informações gerenciais. Tudo isso em tempo real", explica Carlos Santana, diretor comercial da Seal Sistemas.

A preocupação com o prazo de entrega dos seus produtos, por se tratar de itens que podem perder a qualidade, e o desmembramento das vendas foram os principais indicadores que levaram o Veiling a adotar a tecnologia por voz como aliada.

"Os volumes aumentavam porque o mercado vinha exigindo fracionamento na venda, quantidades menores. Então, começamos a perceber uma pequena demora na distribuição, já que o volume aumenta e a equipe se mantem a mesma para não ter aumento de custo", diz Possato.

"O outro ponto era a falta de padronização nos processos de distribuição. Tínhamos que conhecer os produtos e suas especificidades para conseguir fazer a separação de maneira correta", completa.

Redução no tempo de entrega, agilidade na distribuição dos produtos, melhor rendimento, menos fadiga dos colaboradores e ganhos operacionais foram os principais benefícios do Veiling após a adoção da solução de voz da Seal. "Acompanhamos os números e 24% foi o ganho operacional que tivemos nesse processo da distribuição, ou seja, em produtividade e tempo de entrega do produto", diz Possato.

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