Bangkok garante segurança e gestão de tráfego com videovigilância

0

A administração municipal de Bangkok, maior cidade da Tailândia, com população de nove milhões de habitantes, contratou um sistema de videovigilância IP da Allied Telesis,  para otimizar o gerenciamento de tráfego da cidade, melhorando a eficiência e segurança do transporte público e privado. A solução reúne 3 mil câmeras IP, que cobrem os cerca de 1,6 mil quilômetros quadrados do município, gerando imagens e dados em tempo real, que são enviadas aos órgãos de gestão.

Antes de adotar a solução da Allied Telesis, a administração municipal de Bangkok enfrentava desafios como a necessidade de controlar o tráfego de estradas e ruas para reduzir congestionamentos e taxas de acidentes, além de reduzir o tempo de resposta de serviços de emergência e diminuir a poluição.

Assim, o sistema de câmeras IP adotado auxiliou o Departamento de Trânsito e Transporte local a formular uma política eficaz para o controle de volume de tráfego, além de aumentar a eficiência do transporte público e permitir o planejamento de um uso efetivo da infraestrutura da cidade, por meio de informações precisas como onde e quando as filas de veículos se formam, locais de acidentes frequentes, localização e duração de trabalhos de manutenção de vias, entre vários outros.

Para fornecer estes elementos à gestão pública de Bangkok, foi preciso implantar equipamentos que garantissem o bom funcionamento das câmeras instaladas em diversas vias, cruzamentos e outros locais públicos, expostas às variáveis climáticas, além da alta disponibilidade da rede de transmissão de dados, assegurando transferência rápida e contínua. Facilidade de gerenciamento do sistema também foi uma demanda imperativa apresentada pelo cliente.

Para tanto, o núcleo da rede é suportado por switches modulares da linha SwitchBlade X908 da Allied Telesis, aliados às tecnologias proprietárias VCStack e EPSRing, recursos que permitem o empilhamento de switches ativos para a construção de uma topologia em anel, com interligação de núcleos de rede distribuídos, resultando em uma estrutura centralizada e escalonável, protegida, com  alto desempenho, disponibilidade e performance.

A rede, com velocidade de transmissão de 10 Gigabits por segundo,  praticamente não para,pois tem recurso de convergência automática de links, em caso de queda o EPS Ring permite o restabelecimento da rede em menos de um segundo, o que dá segurança às autoridades de Bangkok para recepção e controle dos dados. Já na borda de rede foram usados switches AT-9424T conectados diretamente às câmeras de vídeo IP.

Assim, a estrutura total implementada em Bangkok contou com: 10 switches X908 SwitchBlade, instalados como 5 nós VCStack, 39 centrais AT-x900-24XT conectadas em 11 anéis EPSRing separados e 224 switches AT-9424T ligados às 3 mil câmeras de vídeo IP. Para controlar todo este sistema, as autoridades da capital tailandesa utilizam um painel de controle baseado nas tecnologias AlliedView EMS e SNMPc, que permitem o gerenciamento centralizado de toda a infraestrutura de videovigilância.

"O conjunto de tecnologias implementadas na cidade de Bangkok entrega uma  solução que fornece à administração municipal alta disponibilidade que necessitam para sua rede de videovigilância, com acesso irrestrito à informação e streamings de vídeo de toda a cidade, incluindo seus 50 distritos", destaca Renato Rossetto, diretor da Allied Telesis para a América Latina. "O fornecimento de dados real time melhora o poder de decisão dos gestores, facilitando o planejamento de tráfego e aspectos correlacionados", complementa.

O executivo reforça a importância da resiliência garantida à rede pelas tecnologias VCStack e EPSRing, pois, em uma estrutura como esta, mesmo breves interrupções podem ser prejudiciais ou, até mesmo perigosas – já que podem gerar desde o atraso do transporte público até demora na resposta a situações de emergência, por exemplo.

"Assim, a recuperação automática de links é fundamental. E usando um projeto de rede flexível, que permite interações com funções e protocolos de Ethernet padrão, juntamente à mais rápida velocidade de transmissão disponível, podemos assegurar: não haverá atraso na transferência de dados na rede de videovigilância de Bangkok", acrescenta Rossetto.

Cidade Saudável

A estrutura implementada pela Allied Telesis é componente da estratégia de Bangkok para integrar um projeto da Organização Mundial da Saúde, voltado a transformar a cidade em uma das melhores para se viver do mundo.

Batizado de "Cidade Saudável", o projeto segue um plano de cinco anos para atingir seu objetivo e, para isso, alguns dos pré-requisitos estabelecidos pela OMS é a disponibilidade de informações e imagens em tempo real para otimizar condições de tráfego e transporte público. A segurança e a redução da criminalidade são outros requisitos a que o sistema instalado pela Allied Telesis permite atender, já que as 3 mil câmeras IP distribuídas pelo município aumentam a vigilância em todos os pontos considerados críticos pelas autoridades locais.

Tudo isso com garantia de expansão futura, já que os modelos de switches instalados proporcionam flexibilidade na adição ilimitada de novas portas para redes baseadas em cobre ou fibra. Flexibilidade compatível com os planos da gestão de Bangkok, que já projeta a adoção de largura de banda adicional, além de novas câmeras e switches. Com a garantia de upgrade plug-and-play, ou seja, a adição de novas soluções não exigirá a parada de qualquer parte da estrutura de videovigilância, bastando acrescentar os equipamentos futuros e seguir funcionando com capacidade expandida na mesma hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.