Satélite Sentinel-5 Precursor construído pela Airbus está pronto para lançamento

0

O Sentinel-5 Precursor faz parte do programa "Copernicus" de monitoramento global, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da ESA, que tem como objetivo adquirir dados contínuos e precisos de observação da Terra e prestar serviços para melhorar a gestão do meio ambiente, compreender e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a segurança civil.

O satélite fornecerá dados essenciais da química atmosférica para o programa Copernicus antes que o instrumento Sentinel-5 se torne operacional em 2021 no satélite MetOp Second Generation.

A contribuição da Airbus foi fundamental para o Sentinel-5 Precursor, com três de suas localidades sendo envolvidas no desenvolvimento e fabricação dos satélites e seus componentes: Stevenage (Reino Unido – Principal), Toulouse (França) e Friedrichshafen (Alemanha).

"Para o Sentinel-5 Precursor, usamos a comercialmente bem-sucedida plataforma AstroBus, o que nos permite atender às desafiadoras metas de entrega e de eficiência de custos. Esta missão dará à Europa uma nova maneira de medir os níveis de poluição global, com um detalhamento muito maior", explica Colin Paynter, Diretor-Gerente da Airbus Defence and Space no Reino Unido.

O Sentinel-5 Precursor conta com o instrumento TROPOMI (TROPOspheric Monitoring Instrument) desenvolvido pela Airbus DS Netherlands para a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Netherlands Space Office. O TROPOMI medirá o ozônio, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, metano e outros poluentes atmosféricos com uma resolução maior do que aquela dos instrumentos anteriores. A obtenção de dados atmosféricos mais precisos permitirá modelos climáticos aprimorados e o rastreamento e a previsão de poluentes. A nave espacial MetOp Second Generation contará com um instrumento Sentinel 5 diferente.

Segundo o Secretário de Comércio do Reino Unido, Greg Clark, "o Sentinel-5 Precursor construído no Reino Unido e o sucesso do programa Copernicus demonstram o que podemos alcançar através da colaboração com nossos parceiros europeus, assim como o papel vital do Reino Unido no programa, graças à nossa expertise na observação da Terra."

"Deixamos claro que queremos que nossas empresas e universidades continuem participando dos principais programas espaciais da UE e, através da nossa Estratégia Industrial e do investimento contínuo no setor espacial do Reino Unido, estamos assegurando que tenhamos disponíveis a infraestrutura e as habilidades para apoiar a nossa ambição de capturar 10% do mercado espacial global até 2030", afirma Clark.

"O Sentinel-5 Precursor será o sexto satélite Sentinel lançado como parte do componente espacial do Copernicus. Ele fará o monitoramento da química atmosférica, um parâmetro importante para os estudos sobre a qualidade do ar e as mudanças climáticas. A contribuição pela Holanda do instrumento TROPOMI foi essencial para esta missão da ESA", comenta Josef Aschbacher, Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA.

A previsão é que Sentinel-5 Precursor seja lançado em setembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.