Qual é o objetivo de negócio do DevOps?

0

Que o objetivo operacional é fomentar a colaboração entre as equipes de desenvolvimento e de operação muita gente já sabe, mas qual o objetivo de negócio que justifique tamanho esforço para a mudança de cultura?

Se lembrarmos, nas últimas décadas, o modelo das organizações foi baseado no conceito de estabilidade operacional, pensado para resistir às mudanças. Quando novidades como DevOps coloca por terra esses conceitos, as empresas tentam resistir, mas em nome da sobrevivência se rendem e criam projetos que tentam incorporar todas as prováveis mudanças que estejam ocorrendo.

É claro que este modelo que permeou e ainda permeia as diretrizes e modelos de governança da área de TI refletem claramente na busca pela estabilidade e a resistência a mudanças.

O grande desafio para os executivos de TI é sustentar um modelo rígido resistente a mudanças, em mundo onde a instabilidade virou regra, onde tempo e adaptabilidade é essencial para sobrevivência empresarial, não há outra saída os métodos e práticas de TI estão sendo ajustados à velocidade das mudanças do cenário empresarial atual.

As questões feitas há anos atrás a TI estavam intimamente ligadas a indisponibilidade, contingencia e missão crítica, atualmente são questionados a responder se estão preparados para enfrentar competidores que surgem inesperadamente, se estão preparados para compreender que o sucesso do negócio está diretamente ligado ao sucesso dos seus sistemas?

Não há dúvida que a cabeça do gestor de TI tem que mudar e compreender muito mais sobre negócio do que lhe era exigido há alguns anos, é fundamental que todos envolvidos no desenvolvimento e sustentação dos sistemas rompam seus feudos e entendam que aprender sobre negócio não é mais um diferencial e sim  uma necessidade de sobrevivência.

É fundamental entender as pesquisas recentes que mostram onde estão os grandes benefícios com a implantação da metodologia DevOps: diminuição com os custos com a infraestrutura; a velocidade para acelerar o time-to-market em até 30%; a importante redução de falhas de código que chega a 80%; e principalmente o aumento da satisfação dos clientes, que em última instancia é quem paga a conta e uma vez satisfeito contrata novos desenvolvimentos.

Por fim podemos afirmar que a implantação da metodologia DevOps que assegura a entrega correta de software passou a ser vital para obter sucesso e sobrevivência para o negócio e para TI.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.