O impacto da inovação na gestão do estoque

0

Quando o assunto é manufatura, sabemos que tecnologias inovadoras impactam todas as áreas da indústria, do design do produto ao pós-venda, e criam uma alta demanda para investimentos em inovação. Mas, quando o orçamento é alinhado com o Retorno sobre investimento (ROI), muitas fábricas precisam tomar decisões difíceis sobre prioridades e escolher projetos que cabem no bolso. É raro ver empresas que querem renovar ou até mesmo reinventar seus processos de uma só vez, e, quando os executivos começam a escolher onde investir, o primeiro olhar é para o chão de fábrica, que necessita de manutenção de equipamentos, maquinário industrial, fluxo de trabalho, tecnologia de sensores, e a gestão do estoque pode sempre esperar.

Por mais que os investimentos em soluções inteligentes sejam para atender a demanda por sensores, RFID e outras tecnologias que ajudam na armazenagem, a inovação nas operações precisa ter o intuito de reduzir custos. Se olharmos a gestão do estoque pela lente do fluxo de caixa, pequenos problemas do dia-a-dia colocarão uma nova perspectiva às prioridades. Afinal, a indústria lida com situações semelhantes como falta de produtos, que muitas vezes ficam perdidos no depósito, não são embarcados dentro do prazo e resultam em atrasos na entrega aos consumidores finais. Como consequência, contratos são revistos, cancelados e a troca por fornecedores é quase constante. E, no final das contas, a falta de gestão/ou a gestão manual do estoque impactam, e muito, a lealdade do cliente.

Na era de indústria 4.0, as tecnologias protagonizam as grandes mudanças do século XXI e podem levar os sistemas de gestão de estoque a um próximo nível, o da produtividade no chão de fábrica. Quando falamos sobre inovações 'futurísticas', normalmente tratamos de soluções mais avançadas, como 'empilhadeiras sem motoristas', que podem se movimentar na planta, parar no momento e local precisos e atuar ativamente na armazenagem. Porém, também precisamos falar sobre as soluções que são acessíveis e ajudarão a atender a demanda do dia a dia e, por serem simples de usar, reduzirão o tempo de aprendizagem de uma nova tecnologia, como as tecnologias vestíveis, sistemas de ativação de voz e sensores de leitura. Inovadoras, essas tecnologias têm um impacto direto no fluxo das operações, e, consequentemente, no de caixa, por meio da gestão de estoque.

Como o setor de armazenagem lida com diferentes unidades de controle de estoque e de demandas, investir na gestão de estoque garante precisão, por meio dos relatórios analíticos e análises preditivas que dão aos gestores informações precisas sobre a disponibilidade do estoque, a otimização de tempo, espaço e fluxo de caixa. Além de todas essas vantagens já citadas, uma boa gestão de estoque torna acessível informações estratégicas, quando necessárias. No pós-venda, esse impacto é refletido na manutenção preventiva e na satisfação do cliente.

Com a gestão de inventário, a indústria pode gerenciar a demanda por produtos personalizados, porque é possível ter uma visão das táticas operacionais, principalmente as que impactam o design, montagem e armazenagem. Então, por mais que o depósito pareça apenas um 'local de armazenagem', ele é o coração da empresa, e o lugar onde, de fato, a tecnologia para Gestão de Estoque pode ser estratégica para o fluxo de caixa, ajudando a melhorar, inclusive, o relacionamento com os consumidores.

Gabriel Lobitsky, diretor de vendas da Infor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.