Integradores de tecnologia: desafios de 2015

0

Tenho uma visão otimista sobre o futuro e vou explicar. O que mais se discute no Brasil hoje é o amanhã, mas, especificamente, como será o de 2015. Uma corrente de especialistas aponta que a economia brasileira crescerá pouco e que o controle da inflação e das despesas públicas vai dominar a agenda do próximo ano. Mas neste cenário, quem vai chorar e quem vai vender lenços?

"Caminhos para crescer em 2015" foi o tema principal do evento InoveOn promovido pela Microsoft e Inove e que teve sua segunda edição realizada neste mês de novembro. O encontro promoveu uma mesa redonda com representantes da indústria, serviços, saúde e educação corporativa e dentre os temas, dois chamaram mais a atenção dos empresários e executivos presentes: gestão financeira e produtividade. Como empreendedor e um dos sócios da Inove, estou em pleno acordo. O desafio de 2015 não deve ser único, mas duplo: o primeiro seria a "Gestão Eficiente dos Recursos" e o segundo "Crescer com Rentabilidade".

A Gestão eficiente dos Recursos não é sinônimo de cortar custos, mas fazer ajustes e de forma discriminada. Reduzir ociosidades, unificar processos, renegociar contratos com fornecedores, são algumas das práticas necessárias e saudáveis. As empresas devem executar um plano de redução de despesas que leve em consideração reduzir "gordura", mas não cortar a "musculatura".

O crescimento em 2015 será difícil para empresas que não mudarem. Mas, para aquelas que se transformarem e souberem "mascatear seus lenços", as perspectivas serão de crescimento. O cenário macroeconômico de restrições é um estímulo para que as reformas no Brasil sejam realizadas. O mesmo vale para as empresas. Agora é a hora das reformas, de conquistar ou mudar de mercado. Em alguns casos, quando faltar mercado aqui, o empreendedor deverá buscar outros fora da sua região ou no exterior.

No caso do nosso mercado, integradores de tecnologia Microsoft, os clientes buscam também projetos com estes dois objetivos: eficiência e crescimento. Aparentemente o primeiro objetivo "ser mais eficiente" deve ser o motor principal de escolha de novos projetos ERP, CRM e Portais em 2015, entretanto há espaço para projetos que promovam crescimento e expansão também. Na Inove já estamos discutindo com nossos clientes projetos de expansão da solução Dynamics AX para redes inteiras de varejo. Também está em pauta muitos projetos de upgrade de versão nos quais os clientes terão mais funcionalidades incluindo TMS ( Transportation Management System) WMS (Warehouse Management System) e outras melhorias da versão AX2012 R3, que é uma versão mais robusta, segura e que compete em pé de igualdade funcional com outras soluções globais de primeira linhas, como SAP e Oracle. Na linha de CRM, os clientes estão optando por projetos na nuvem com o Dynamics CRM online e aposentando velhos sistemas legados.

Mas afinal, o que esperar de 2015?

Se eu fosse você, empreendedor, executivo ou colaborador, não pediria um ano tranquilo, mas sim, recheado de energia e coragem para tomar decisões necessárias. A recompensa virá nos anos seguintes, com o dever de casa cumprido: uma empresa eficiente e melhor posicionada para ganhar mercado, com as pessoas e ferramentas certas. Não fique parado. 2015 será o ano das reformas e dos projetos inovadores.

Alexandre Marques, sócio-diretor comercial da Inove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.