Flexibilização dos locais de trabalho pode ser uma das respostas para a crise hídrica e energética

0

Diante da maior seca da história e de uma já estabelecida crise energética e hídrica no Brasil, é preciso estar atento e buscar formas de evitar impactos tanto na produtividade dos colaboradores, como na rentabilidade das empresas. O racionamento, além de interromper a produção, por exemplo, encarece os valores pagos por esses escassos, porém essenciais, recursos para qualquer companhia, independente do segmento. Além disso, embora demissões precisem ser evitadas, é crucial para a sobrevivência das empresas minimizar custos.

Então, por que não aproveitar o fato de vivermos o período de maior interconectividade da história humana para responder a este desafio? Apostar na vídeo colaboração é uma das saídas. As pessoas precisam estar preparadas para trabalhar e colaborar a partir de qualquer lugar. Inovações tecnológicas de áudio e vídeo são atualmente capazes de alavancar a colaboração e trazer a realidade dos "locais de trabalho do futuro" para os dias de hoje. Estes chamados ambientes do futuro não consistem simplesmente em um lugar ou "coisa" e sim em uma experiência resultante da convergência de tecnologias, pessoas e processos, em uma experiência digital que relaciona diretamente as vidas pessoais e profissionais.

As iniciativas de trabalho flexível e de home-office estão inseridas dentro deste contexto de ambiente de trabalho do futuro, originado nos EUA e que no Brasil já é visto com bons olhos pelas organizações. Uma recente pesquisa feita pela Polycom, mostrou que cerca de 68% dos brasileiros irão preferir a vídeo colaboração como  sistema de comunicação nos próximos três anos.

A vídeo colaboração contribui no dia a dia, aumentando não só a comodidade, como também a produtividade. É óbvio que o colaborador conquista um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e ainda reduz os custos e tempo com seus deslocamentos de casa para o escritório. Porém, para as organizações as vantagens dos "locais de trabalho do futuro" são inúmeras e de grande relevância neste atual momento de crise. Ao permitirem que seus funcionários trabalhem de outros lugares, conseguem tornar as instalações físicas mais enxutas, o que reflete em um consumo de energia elétrica menor e ainda reduz a emissão de carbono na natureza, item diretamente relacionado à questão da crise elétrica. 

Coincidentemente, para exemplificar como em tempo de falta de energia a vídeo colaboração pode ser eficiente, usaremos o caso de uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. A CPFL conseguiu aumentar a produtividade de seus executivos em 66% com a vídeo colaboração.  O uso desta tecnologia permitiu que mais de 250 colaboradores passassem a se reunir virtualmente. Graças a isso, foi registrada uma redução dos deslocamentos e a companhia diminuiu em torno de 14 mil quilos a emissão de CO² na atmosfera. O número de carros da frota também pôde ser reduzido em 50% e o que é melhor, o ROI do projeto, no qual foram investidos cerca de R$ 500 mil, ocorreu em 36 meses.

Desta forma, para que as empresas mantenham o ritmo com todas essas rápidas mudanças e diante deste cenário adverso, é fundamental abraçar a colaboração como uma prática por toda a empresa. É importante ter em mente que neste mundo, mais virtual e competitivo do que nunca, é essencial viabilizar a conexão e colaboração a partir de qualquer lugar, com a mesma qualidade e segurança de um encontro face a face. Como a ideia é manter as equipes em pleno funcionamento, é preciso contar com soluções de colaboração que se ajustem à forma das equipes trabalharem, e não o contrário. E que também sejam capazes de conduzir as empresas ao sucesso e criem uma experiência colaborativa ao mesmo tempo natural e com facilidades de uso. A vídeo colaboração, portanto, reflete de forma positiva e significativa em um enorme benefício para o negócio – ganho na produtividade do colaborador, na economia financeira e ainda nas questões ambientais. E o que mais as empresas precisam em época de crise?

João Aguiar, gerente de engenharia da Polycom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.